"A Ovelha Choné: A Quinta Contra-Ataca" (2019) |©NOS Audiovisuais/ Aardman/ Studio Canal

A Ovelha Choné: A Quinta Contra-Ataca | As referências do novo filme

O novo capítulo de “A Ovelha Choné”, “A Quinta Contra-Ataca” está nos cinemas! Esta divertida aventura espacial, trazida até nós pelo conceituado Estúdio britânico Aardman, especialista em animação stop-motion, estreou a 12 de dezembro e continua em exibição na maioria das salas de norte a sul de Portugal.

Já vos trouxemos a entrevista com os realizadores e produtor da obra, a crítica e, agora, fazemos um levantamento de algumas das referências cinematográficas que vão povoar este “A Shaun the Sheep Movie: Farmageddon”, um tributo sentido ao género da ficção científica. Quantos destes elementos conseguiste detetar ao ver o filme? E que outros adicionais?

1 de 15

O TÍTULO EM PORTUGUÊS  – A OVELHA CHONÉ: A QUINTA CONTRA-ATACA (2019) 

Shaun the Sheep
“A Quinta-Contra Ataca” (2019) |©NOS Audiovisuais/ Aardman/ Studio Canal

Tal é o nível de citação e influência neste novo capítulo de “A Ovelha Choné” que os trocadilhos com  obras de referências se começam a sentir desde logo no título, seja o título nacional, em português, ou o título inglês, original, da obra. Neste caso “A Quinta Contra-Ataca” é uma clara referência a “Star Wars” e ao seu “O Império Contra-Ataca”, capítulo V da saga original.

Neste caso, “A Guerra das Estrelas” não é propriamente uma referência central nesta nova aventura da Ovelha Choné. A narrativa aborda outros clássicos da ficção científica, mas este trocadilho assentava na perfeição, pois, de facto, a Quinta da Ovelha Choné defende-se neste capítulo de muitas ameaças, sejam elas internas ou externas…Curiosos?

1 de 15

Maggie Silva

Mestre em Ciências da Comunicação na vertente de Cinema e Televisão pela FCSH-UNL. Dependente de cultura pop e cinema indie. Campeã suprema do binge watch, sempre disposta a partilhar dois dedos de conversa sobre o último fenómeno a atacar o pequeno ou grande ecrã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *