David Lynch

Anunciada programação da 12ª edição do LEFFEST

1 de 15

Lisboa e Sintra preparam-se uma vez mais para receber o LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival, que acontecerá entre os dias 16 e 25 de Novembro. 

Foram anunciados ontem, em conferência de imprensa, os filmes que passarão na 12ª edição do LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival, que acontecerá em Lisboa e Sintra no próximo mês de novembro. São 10 os filmes presentes na secção Selecção Oficial em Competição e 14 filmes Fora de Competição. Todos eles são inéditos em Portugal e são alguns dos filmes mais aclamados de 2018. Mesmo assim, a programação não está completa e certamente a organização do LEFFEST irá anunciar outros projectos para as secções dentro dos próximos dias, aliás, como tem sido habitual. 

Este ano o júri da Selecção Oficial – Em Competição é composto pelo realizador Walter Salles, pela pianista Martha Argerich, pelo escrito e realizador Jonathan Littell, pelo pianista e maestro Stephen Kovacevich, pela cantora, compositora e atriz Chrysta Bell e pelo artista plástico Jorge Queiroz. 

Entre os realizadores homenageados este ano destacam-se a retrospectiva completa da obra de João Botelho, bem como retrospectivas às obras de Mike Leigh, Paul Schrader, Mario Martone e Darezhan Omirbayev, cineastas que estarão presentes no LEFFEST para falar ao público dos seus trabalhos.

O maior destaque do LEFFEST, como evidente no seu cartaz, remete para a obra de David Lynch. O cineasta de “Blue Velvet” é celebrado doze anos após a sua presença na primeira edição do LEFFEST em 2007.  A acompanhar segue-se a exposição de fotografia dedicada a Lynch e intitulada “Small Stories”. 

Contam-se ainda os ciclos “O DESEJO CHAMADO UTOPIA” e “NEOLIBERALISMO – A SEMENTE DO POPULISMO E DOS NOVOS FASCISMOS?”, que terão várias figuras internacionais a reflectir sobre estes termos, com a exibição de vários filmes. Refira-se ainda a exibição do filme La Flor. Segundo o comunicado de imprensa revelado hoje, 

La Flor, um dos filmes que marcou este ano de 2018, não estará online ou em DVD, nem terá mesmo cartazes. Haverá apenas uma experiência única: verLa Flor, no LEFFEST, nos primeiros dias do festival, apresentado pelo seu realizador, Mariano Llinás. 

A seguir podes conhecer alguns filmes que serão exibidos no festival. A programação completa pode ser conhecida no site oficial daquele que é para muitos o maior festival de cinema do nosso país.  

leffest
LEFFEST
1 de 15

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *