Batman vs. Superman | Uma compreensão da controvérsia

Batman vs. Superman: Despertar da Justiça estreou esta semana com críticas maioritariamente negativas, mas nem todos concordam com a recepção dos críticos. Terá o filme recebido uma avaliação justa?

Batman vs. Superman elenco

O anúncio de que a Warner Brothers iria começar a utilizar as suas propriedades da DC Comics para montar um universo cinematográfico criou um entusiasmo geral para todos os amantes de super-heróis, não só porque a Marvel estava a provar o sucesso do género, mas também porque seria uma oportunidade para ver algumas das personagens mais icónicas do mundo literário serem finalmente adaptadas ao grande ecrã.

Lê ainda: Coisas que (possivelmente) Não Sabias sobre Batman v Super-Homem

O realizador escolhido para começar esta revolução foi Zack Snyder (“Homem de Aço”, “300”), um cineasta muito singular no seu estilo, nomeadamente no foco ao aspecto visual e à apresentação de um grande projecto. A sua estreia no universo começou também ela de forma controversa com “Homem de Aço”, um filme que se insere naquele pequeno espectro de “ódio” ou “adoração”. Enquanto a crítica arrasava a visão do realizador em tornar a personagem de Super-Homem mais sombria, outros mostraram uma mente mais aberta e aceitaram as decisões com um fervor defensivo.

Por essa mesma razão a equipa criativa por detrás de “Batman vs. Superman: Despertar da Justiça” fez questão em explorar os acontecimentos de “Homem de Aço”, tornando o assunto polarizante no próprio argumento da sequela (em paralelo com o que aconteceu no ‘mundo real’).

batman vs. superman zack snyder

Vê o trailer: Revelado novo e incrível trailer de Batman vs Superman

Numa forma de ironia do destino Batman vs. Superman também recebeu a mesma recepção, sendo que no consenso geral o argumento apresentou várias falhas e a caracterização das personagens da DC Comics mostraram ser medíocres. Numa entrevista após o lançamento do filme, Zack Snyder revelou que a sua ideia original era transportar uma história de banda-desenhada, vinheta a vinheta, para o grande ecrã – algo que de facto o mesmo conseguiu suceder, tornando o filme demasiado geek para o gosto da crítica.

Antes de seguirem a nossa lista, aconselho a lerem a nossa crítica (aqui) para compreenderem o ponto de vista de vários cinéfilos. Depois disso, explicamos os diferentes pontos de vista e no fim, podes deixar o teu veredicto nos comentários – afinal “Batman vs. Superman: Despertar da Justiça” foi tremendo ou uma perda do teu tempo?

 


>> Um Argumento Com Várias Falhas


Marcos Mendes

Um membro representante da cultura geek, criativo e apaixonado pela sétima arte. Sigam-me no Facebook para mais comentários e opiniões sobre o mundo do cinema e televisão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *