Costume Designers Guild | Séries de Época

<< Filmes Contemporâneos | Séries de Fantasia >>

Penny Dreadful e a última temporada de Mad Men são alguns dos favoritos do Costume Designers Guild, o sindicato dos figurinistas de Hollywood.

 

Os nomeados do Costume Designers Guild para Excelência em Figurinos de uma Série de Época são:

  • Mad Men, 2ª Parte da 7ª Temporada, Janie Bryant, Tiffany White Stanton

 

Costume Designers Guild
Penny Dreadful

 

Outlander e Penny Dreadful são duas séries de época ricas em elementos fantasiosos, mas as suas figurinistas tomaram abordagens bastante diferentes aquando do design dos seus guarda.roupas. Pescucci seguiu uma linha de primorosa recriação das modas vitorianas do início da década de 90 do século XIX, optando por injetar o estilo gótico da série a partir das suas escolhas cromáticas.

Lê Também: Primeiro olhar sobre a terceira temporada de Penny Dreadful

 

Costume Designers Guild Outlander
Outlander

 

Terry Dresbach, a figurinista de Outlander, por outro lado, teve a difícil tarefa de adaptar, estilizar e simplificar o vestuário escocês do século XVIII, tornando-o mais apelativo aos gostos contemporâneos, sem cair na exagerada inverosimilhança. Apenas os figurinos de Geillis, se mostram como obras de indisciplinada estilização, algo apropriado às origens da personagem.

 

Costume Designers Guild The Knick
The Knick

 

Em The Knick, Ellen Mirojnick cria um detalhado retrato social, imprescindível ao sucesso e atmosfera da série de Steven Soderbergh. A minuciosa atenção ao detalhe e veracidade histórica no guarda-roupa de The Knick é particularmente impressionante.

 

Costume Designers Guild Masters of Sex
Masters of Sex

 

Em contextos temporais diferentes, Masters of Sex e Mad Men também apresentam vastos guarda-roupas que têm um papel crucial na construção verosímil das suas sociedades passadas. No caso do trabalho de Isis Mussenden, os anos 60 são o pano de fundo desta temporada e as suas criações são uma maravilhosa exploração da década, conferindo eficazes caracterizações ao seu vasto elenco.

 

Mad Men Costume Designers Guild
Mad Men

 

É claro que o trabalho de Janie Bryant e Tuffanny White Stanton é imbatível no que diz respeito à subtil caracterização das suas personagens, sendo que o guarda-roupa de Mad Men contém em si um discurso conceptual tão complexo como os seus mais formidáveis guiões. Este foi o último ano do programa e os figurinos não desapontaram.

 

Consulta o nosso Calendário da Awards Season 2015/2016 para saberes mais sobre os vários prémios de cinema desta temporada cheia de galardões e honras cinematográficas.

 

<< Filmes Contemporâneos | Séries de Fantasia >>

 

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *