COVID 19 ©Unsplash

COVID 19: Google e Apple criam tecnologia para limitar a propagação do vírus

A Google e a Apple, estão a criar um software que permite rastrear digitalmente pessoas que estiveram em contacto com alguém infectado pelo covid 19.

Numa altura em que o número de infectados pelo coronavírus aumenta significativamente de dia para dia, têm sido feitos diversos esforços para combater aquele que é o nosso principal inimigo. Esta pandemia levou a que a Google e a Apple, as duas maiores rivais tecnológicas, se unissem numa parceria para desenvolver um software que ajude na diminuição da propagação do covid 19.

Foi na passada sexta-feira  que as duas tecnológicas,  anunciaram que estão a desenvolver um software que rastreie digitalmente pessoas que estiveram perto de outras que foram infectadas pelo coronavírus. O principal objectivo é limitar a propagação do vírus.

Num comunicado feito pela agência France-Presse poder-se que “a Google e a Apple anunciaram um esforço conjunto que vai permitir a utilização da tecnologia ‘Bluetooth’ para ajudar governos e agências de saúde a reduzir a propagação do novo coronavírus”.

Lê Também:
Apple surpreende com novo serviço de streaming

Desta forma, os telemóveis através do seu sistema operativo iOS ou Android podem rastrear, através de Bluetooh, os contactos entre as pessoas e alertar o utilizador caso este esteja perto de alguém que esteja com covid-19.

A Google e a Apple já anunciaram que esta nova tecnologia irá ter em conta a privacidade de cada utilizador e deverá ser lançada em Maio.

Recorde-se que a pandemia de covid-19 já provocou mais de 96 mil mortos e infetou quase 1,6 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Cátia Santos

Observadora, comunicadora, crítica, muito curiosa, apaixonada pela escrita criativa e informativa. Devoradora de livros e de música, com um especial gosto por tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *