Dixie Chicks (foto de James Minchin)

“Gaslighter” é o grande regresso de Dixie Chicks

Pondo fim ao longo hiato, o trio country anuncia um novo álbum e partilha a faixa homónima “Gaslighter”.

Fora da cena country e folk, é provável que por esta altura as Dixie Chicks já tenham saído do mapa. A crítica que Natalie Maines fez em 2003 durante um concerto ao presidente Bush a propósito da guerra do Iraque não foi vista com bons olhos pelos círculos country, tipicamente mais conservadores, e o forte boicote teve início. Ainda assim, o seu último álbum viria três anos depois, em 2006. No entanto, desde aí que a banda tem dado poucos sinais de vida.

Durante mais de dez anos, o trio foi sendo mencionado como influência por várias artistas country, quer pela sonoridade e harmonias, no caso das recentes Highwomen e as mais experientes Pistol Annies, ou pela própria atitude franca, um tanto ativista, presente em Kacey Musgraves ou no próprio resurgimento de cantautoras em Nashville.

Desde 2019 que a sua presença tem sido mais assegurada pelo próprio grupo. Ao longo do ano, os vários membros do trio referenciaram múltiplas vezes um possível regresso, tendo efetivamente participado como Dixie Chicks na faixa “Soon You’ll Get Better” do álbum Lover, de Taylor Swift. Agora, o regresso torna-se mais do que meros boatos ou apalavramentos.

Lê Também:
Phoebe Bridgers está de volta com Garden Song

Com a faixa “Gaslighter”, o trio confirma que tem um álbum de originais a caminho, com o mesmo nome. Curiosamente, este álbum começou por ser um álbum de covers, meramente para cumprir as obrigações impostas pelo contrato com a Sony. No entanto, foi evoluindo e, em setembro, Natalie Maines já tinha deixado claro que haveria material original a caminho. A faixa que dá nome ao álbum foi produzida por Jack Antonoff (Lorde, Lana del Rey e St. Vincent), assim como a maior parte do álbum. “Gaslighter” foi a primeira canção escrita com o produtor e desde aí que o grupo fez questão que Antonoff tivesse uma maior participação na criação do registo.

Com um refrão que fica facilmente na cabeça, “Gaslighter” dá um maior destaque a Maines nos versos, retomando às habituais harmonias no refrão. A temática é inspirada pelo divórcio da cantora, e alegadamente não é a única no futuro álbum. Seanne Farmer realizou o vídeo vintage que acompanha o single.

DIXIE CHICKS | “GASLIGHTER”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *