© Kyle Loftus

Festival Mental abre Open Call para a edição de 2020

Depois de mais uma edição de sucesso o ano passado, o Festival Mental anunciou a abertura do seu próximo Open Call, em busca dos talentos que serão as estrelas da edição 2020.

A saúde mental é um tema cada vez mais relevante e para desconstruir os estigmas que ainda a rodeiam está uma iniciativa que pretende usar as artes, em especial o cinema, para trazer à conversa assuntos delicados, e até considerados por muitos como tabu, de forma educativa e acessível a todos. O ano passado, os documentários “Across the Andes” de Henrik Dahlbring e “We Are All Here” de Hannah Currie foram os vencedores e está na altura de encontrar outros talentos com o novo Open Call.

Lê Também:
Festival Mental | Entrevista a Henrik Dahlbring e Hannah Currie

As inscrições já começaram, são três fases com término a 30 de junho, e podem ser submetidas as obras audiovisuais com um máximo de 60 minutos cujo tema central seja a saúde mental. O festival decorre no Cinema São Jorge (Lisboa), entre setembro e outubro deste ano, e inclui programação infanto-juvenil, sublinhando o facto da iniciativa ser direcionada a todas as idades.

Os filmes devem ser originais produzidos entre 2016 e 2020, em língua portuguesa ou estrangeira. Eles serão analisados por profissionais nas áreas do cinema e/ou da saúde mental, nomeadamente: os críticos Eurico de Barros e Rui Henriques-Coimbra; Maria João Barros que representa a Ordem dos Psicólogos; e Catarina Belo, jovem realizadora e produtora. Os vencedores serão contactados em julho e terão a oportunidade de ver o seu filme exibido perante a audiência do Festival Mental 2020, uma excelente forma de alcançar não apenas novos espectadores como de partilharem as suas experiências e opiniões sobre um mal que assola o mundo todo.

Convidamos-te também a seguir o Festival Mental nas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram) para ficares a par de todas as novidades. Para além do festival, a iniciativa promove eventos ao longo do ano que não podes deixar de conhecer.

Ângela Costa

Mestre em Cinema pela Universidade da Beira-Interior, sou apaixonada pelo cinema japonês e toda a cultura que o envolve. Adoro igualmente fotografia e se tiveres curiosidade passa no meu Instagram ;) Música e videojogos são dois outros grandes interesses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *