Game of Thrones Brienne de Tarth

Game of Thrones | A indumentária de Brienne de Tarth

Ser Brienne de Tarth é a primeira mulher cavaleira dos Sete Reinos. Sua viagem ao longo da narrativa de “Game of Thrones” é impressionante e isso reflete-se na sua indumentária. Cuidado com os spoilers!

1 de 5

O mais recente episódio de “Game of Thrones”, o segundo capítulo da oitava e última temporada, representou a calma antes da tempestade. A batalha entre os vivos e os mortos, a batalha de Winterfell, está prestes a rebentar e o terceiro episódio já se afigura como o maior espetáculo de guerra e carnificina alguma vez visto no pequeno ecrã. Contudo, para que a audiência esteja ciente do que está em risco, do peso humano da guerra, os criadores da série dedicaram o episódio às suas personagens, edificando-lhes uma carta de amor e admiração.

“Knight of the Seven Kingdoms” ganha o seu título devido a um dos momentos mais comoventes do episódio. Depois de uma vida marcada pela ostracização, pela humilhação e pela certeza de que nunca seria respeitada, Brienne de Tarth recebeu a maior validação com que alguma vez podia sonhar. “Que se f*da a tradição” diz Tormund e assim Jaime faz, usando os seus privilégios enquanto cavaleiro dos Sete Reinos para conceder a Brienne o mesmo título. A honrosa Ser Brienne de Tarth, assim nomeada por Jaime Lannister, torna-se na primeira mulher cavaleira de Westeros ao som dos aplausos dos seus companheiros na futura batalha pela Humanidade.

game of thrones brienne de tarth
Ser Brienne é a primeira mulher a receber o título de cavaleira na História dos Sete Reinos.

Espetadores habituados ao modo como “Game of Thrones” gosta de partir os corações da audiência certamente viram este rasgo de felicidade na vida de Brienne como uma garantia da sua morte na batalha vindoura. Tal previsão pode confirmar-se ou não, esperamos que não, mas vemos a sua validade. Por isso mesmo, decidimos dedicar um artigo à personagem. Ou melhor, decidimos dedicar um artigo à evolução de Brienne ao longo da série. Uma evolução que, como acontece com quase todas as personagens da série, pode ser examinada através dos figurinos desenhados por Michele Clapton.

O caso de Ser Brienne é particularmente interessante, pois as suas trocas de roupa são tão raras que estão sempre assim mais carregadas de importância. Desde os seus tempos enquanto devota guerreira a lutar por Renly Baratheon até aos dias de hoje, quando Brienne luta em defesa dos Stark e de Winterfell, numa armadura que lhe foi presenteada por Jaime Lannister, esta é uma figura caracterizada, acima de tudo, pela sua honra. É por isso mesmo que o seu papel na redenção de Jaime é tão importante, recordando-o desse valor que putativamente o regicida rejeitou quando matou o Rei em defesa de todos os habitantes da capital.

Lê Também:
As heroínas de ação do séc. XXI

Essa devoção a noções medievais de honra influencia o modo como Brienne se apresenta. O desenho da sua armadura e os detalhes do resto da indumentária não telegrafam somente o pragmatismo de uma guerreira. Quando ela serve Renly o seu figurino revela isso mesmo. Quando ela é forçada a vestir-se como uma senhora da Casa Tarth ao invés da guerreira que tanto quer ser, o figurino de Brienne também reflete isso. E, é claro, quando ela cumpre a sua promessa a Catelyn Stark e assume o seu dever como derradeira protetora de Sansa e Arya, também as roupas de Brienne telegrafam a sua posição no mundo.

Segue as setas para descobrires como as roupas de Brienne ajudam a definir o seu arco narrativo e nos dizem muito sobre esta honrosa guerreira. Tudo começa com a sua primeira aparição, na segunda temporada de “Game of Thrones”…

1 de 5

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *