Guerra Fria

Łukasz Żal supera Alfonso Cuarón e ganha ASC Awards 2019

Łukasz Żal, diretor de fotografia “Guerra Fria”, ganha ASC Awards 2019 superando o favorito “Roma”, de Alfonso Cuarón. 

O diretor de fotografia Łukasz Żal (“Guerra Fria”, de Pawel Pawlikowski) ganhou o prémio de Melhor Fotografia nos American Society of Cinematographers Awards 2019, superando o favorito ao Óscar na categoria Alfonso Cuarón por “Roma. O filme a preto-e-branco foi um dos galardoados na 33ª cerimónia dos ASC Awards (que ocorreu no Ray Dolby Ballroom em Hollywood).

Alfonso Cuarón era o primeiro realizador nomeado a um ASC Awards por ser diretor de fotografia no seu próprio filme. Curiosamente todas as expetativas confirmavam a vitória de Alfonso Cuarón, mas foi Łukasz Żal por “Guerra Fria” o grande vencedor. Łukasz Żal já tinha ganho o mesmo galardão em 2014 com Ryszard Lenczewski pelo seu trabalho em “Ida”, também realizado por Pawel Pawlikowski.

Mesmo assim, em termos de corrida aos Óscares, os ASC Awards 2019 são apenas um ligeiro indicador para os Óscares da Academia, o que não impede que Alfonso Cuarón seja o primeiro cineasta galardoado pelo seu próprio filme na categoria. Desde 2000 que apenas 9 vezes os ASC Awards 2019 coincidiram com os Óscares 2019.

Com “Guerra Fria”, Żal reúne-se com Pawel Pawlikowski numa dança de luzes e sombras sobre amor e opressão filmada a preto-e-branco. Łukasz Żal está também nomeado ao Óscar de Melhor Fotografia. Recentemente, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood revelou que a categoria de Óscar de Melhor Fotografia seria entregue durante os anúncios publicitários sobretudo para diminuir o tempo da transmissão em direto da cerimónia nos canais ABC.

Os vencedores completos dos ASC Awards 2019 podem ser conhecidos abaixo.

ASC Awards 2019 | Lista Completa de Vencedores

Cold War
Cold War

MELHOR FOTOGRAFIA EM CINEMA

Łukasz Żal, PSC por “Guerra Fria”

SPOTLIGHT AWARD

Giorgi Shvelidze por “Namme”

MELHOR FOTOGRAFIA EM MINISSÉRIE OU PILOTO PARA TELEVISÃO

James Friend, BSC por “Patrick Melrose,” “Bad News”

MELHOR FOTOGRAFIA EM SÉRIE PARA TELEVISÃO NÃO COMERCIAL 

Adriano Goldman, ASC, ABC por “The Crown,” “Beryl”

MELHOR FOTOGRAFIA EM SÉRIE COMERCIAL

Jon Joffin, ASC por “Beyond,” “Two Zero One”

 

O que pensas dos vencedores?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *