A animação de Tim Burton chega ao Museu da Marioneta |©MONSTRA

MONSTRA 2020 | Exposição dedicada a Tim Burton no Museu da Marioneta

Tim Burton começou a sua carreira como animador na Disney, e foi na animação que criou algumas das suas obras mais memoráveis.

Em 2020, no âmbito da comemoração dos seus 20 anos, a MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa junta-se ao Museu da Marioneta e traz-nos a exposição “O Mundo Animado de Tim Burton” que terá a sua inauguração a 5 de fevereiro, pelas 18h00.

Esta exposição comemorativa da carreira de Tim Burton, inédita em Portugal, chega até nós no âmbito da edição de 2020 da MONSTRA (que acontece este ano de 18 a 29 de março). Estarão presentes marionetas, desenhos, maquetes, adereços, esboços e diversos outros materiais alusivos a três filmes de Tim Burton: “Marte Ataca!” (1996), “A Noiva Cadáver” (2005) e “Frankenweenie” (2012).

Estamos a mostrar trabalhos de um dos mais geniais realizadores de sempre, que iniciou a sua atividade ainda enquanto estudante de animação e que tem no sangue o “bichinho” da animação tal como nós. O trabalho das marionetas é fabuloso! Cada marioneta é uma obra de relojoaria. Vamos poder ver os mecanismos interiores das cabeças e dos corpos e perceber que, por debaixo de cada imagem que vemos no ecrã, há uma estrutura de uma grande complexidade, que permite aos animadores dar as mais complexas expressões e movimentos a cada “ator” – Fernando Galrito, diretor artístico da Monstra

Lê Também:
Os melhores 5 filmes de Tim Burton | A Noiva Cadáver

As marionetas que poderemos encontrar na exposição foram produzidas pelos estúdios britânicos Mackinnon & Saunders. A colaboração com  Tim Burton teve início em 1995, com “Marte Ataca!”. Teve continuidade com as marionetas de “A Noiva Cadáver”,  as quais tiveram como inspiração os desenhos criados por Tim Burton e pelo animador e designer de personagens espanhol Carlos Grangel (que trabalhou também em obras  como “Hotel Transylvania” ou “Gang dos Tubarões”).

“A Noiva Cadáver” mereceu ao estúdio o prémio Ub Iwerks na 33.ª edição dos Annie Awards, os “Óscares” da Animação. Esta categoria premeia a componente técnica da construção dos rostos das marionetas. A Mackinnon & Saunders trabalhou ainda com Tim Burton em “Frankenweenie” (2012), criando desta vez uma obra 3D em stop motion.

Tim Burton Museu marioneta
As detalhadas marionetas de “A Noiva Cadáver” (2005) |©MONSTRA

A Mackinnon & Saunders, sediada no Reino Unido, perto de Manchester, é uma referência mundial no campo das marionetas. Para além da sua colaboração de longa data com Tim Burton, criou para inúmeras outras longas-metragens como “O Fantástico Senhor Raposo” (2009) ou “Ilha dos Cães” (2018) de Wes Anderson, e mantém uma parceria com o departamento de produção de marionetas dos Estúdios de animação Laika, contribuindo para filmes como “ParaNorman” (2012). Destaca-se ainda no campo da animação televisiva, com conteúdos como “Bob, o Construtor” no seu currículo.

Tim Burton Marionetas
Noel Estevez Baker a trabalhar no personagem Victor |©MONSTRA

A exposição “O Mundo Animado de Tim Burton” pode ser visitada de 6 de fevereiro a 19 de abril de 2020. O Museu da Marioneta situa-se em Lisboa, no Convento das Bernardas, nº146 da Rua da Esperança. A entrada custa 2 euros, e  a aquisição de um bilhete para o museu garante 50% de desconto sobre este preço.

Fãs de Tim Burton, interessados na exposição? 

Maggie Silva

Mestre em Ciências da Comunicação na vertente de Cinema e Televisão pela FCSH-UNL. Dependente de cultura pop e cinema indie. Campeã suprema do binge watch, sempre disposta a partilhar dois dedos de conversa sobre o último fenómeno a atacar o pequeno ou grande ecrã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *