O Cinema da América Latina chega a Lisboa

De 8 a 11 de dezembro, a Mostra de Cinema da América Latina celebra a sua 7ª edição e volta a trazer até à capital alguns dos melhores filmes do ano.

 

mostra de cinema da américa latina
Poesia Sin Fin

 

Depois de já ter, por seis anos anteriores, agraciado o Cinema São Jorge com alguns dos melhores filmes provenientes da América do Sul, a Mostra de Cinema da América Latina volta a marcar presença na capital portuguesa. Este é o seu sétimo ano e, para honrar a ocasião, esta celebração cinematográfica vai contar com um convidado muito especial, o vanguardista chileno Alejandro Jodorowsky.

Lê Também: A Volta ao Mundo em 80 Filmes

O seu mais recente filme Poesia Sin Fin vai abrir as festividades no dia 8 de dezembro, marcando a sua estreia portuguesa a seguir a uma passagem por outros festivais de cinema incluindo Cannes e Locarno. Para muitos críticos, este filme, que conta a história de uma família chilena nas décadas de 40 e 50, é a obra mais acessível e bela na carreira deste cineasta famoso por obras de provocadora fantasia e surrealismo como El Topo.

 

mostra de cinema da américa latina
Truman

 

Apesar da grande relevância dessa carta de amor à poesia e a presença de seu realizador, a Mostra de Cinema da América Latina não se fica por aí. Truman, recentemente indicado ao prémio Fénix de Melhor Ator, é outro dos destaques do programa e vai passar no São Jorge, dia 10 de dezembro.

Lê Ainda: Estive em Lisboa e lembrei de você, em análise

Como terceiro e último destaque desta coleção de nove títulos. Temos o filme de encerramento que, por acaso, é também o único filme de expressão portuguesa. Rodado entre o interior do Brasil e os recantos mais inóspitos de Lisboa, Estive em Lisboa e Lembrei de Você é um híbrido entre documentário e ficção que já passou pelos festivais de cinema nacionais quando teve a sua estreia portuguesa aquando do IndieLisboa. Agora, esse relato das dificuldades de um brasileiro a tentar sobreviver no nosso país volta a estar disponível ao público interessado e poderá vir a suscitar grandes debates morais e éticos sobre o próprio comportamento e atitude do povo português face a estes imigrantes das américas.

 

estive em lisboa e lembrei de você mostra de cinema da américa latina
Estive em Lisboa e Lembrei de Você

 

Para melhor planeares a tua exploração do cinema latino-americano, deixamos aqui a programação, já divulgada, da Mostra de Cinema da América Latina deste ano. No entanto, fica sempre atento a notícias e novidades inesperadas.

 

mostra de cinema da américa latina

 

Não percas esta oportunidade de ver algum do melhor cinema proveniente da América Latina e não deixes ainda de vir pesquisar as nossas várias coberturas de festivais de cinema, dentro e fora de Portugal.

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *