O Festival de Cannes vai acontecer? A resposta é ‘Nim’!

Continuamos na incerteza se vai acontecer este ano o Festival de Cannes. Apesar do adiamento entre finais de junho, inícios de julho não ser viável, o comunicado enviado à imprensa não é claro e a resposta parece ser: ‘Nim’

Estive a ler com atenção a entrevista do Thierry Frémaux ao Le Figaro aliás publicada no site do Festival de Cannes, juntamente com um comunicado de imprensa — que pelos vistos substitui a conferência de imprensa marcada para hoje para anunciar a proigramação —  que recebemos por e-mail, que mais menos resume o que ele disse ao mesmo jornal. Mesmo que tenham consultado os vários parceiros, parece-me de uma teimosia insensata e sobretudo trata-se uma comunicação muito contraditória e pouco clara da equipa do Festival, relativamente ao que vai acontecer com a edição 2020. A palavra cancelamento nunca é referida, deixando em aberto sabe-se lá o quê? Afinal vamos ter festival ou não? Quem vai querer subir a passadeira vermelha de máscara? Para que servirá essa label ‘Cannes 2020‘, nas estreias de outono nas salas (só em França?), quando existem uma série de filmes do ano passado, que pelo facto de as salas de cinema estarem fechadas não estrearam ou permaneceram em cartaz por uma semana como foi o caso de Retrato de Uma Rapariga em Chamas’ em Portugal? Em que condições as salas de cinema irão abrir? Como é que a imprensa vai fazer a sua análise dos filmes — já agora era importante anunciá-los —  e ajudar esses lançamentos, mesmo que os compradores tenham acesso ao Mercado do Filme, através do on-line?

Com a produção de cinema completamente parada este ano, para o ano que vem vamos ter filmes para estrear? Ou então justificar-se-á estrear os produzidos e finalizados este ano? Avançando alguns festivais (talvez o de Veneza???), apesar das limitações, prevê-se então uma enorme concentração de eventos, estreias e lançamentos no outono, como isto vai ser gerido? Mesmo que haja uma abertura de fronteiras quem se arriscará a viajar de imediato, para um local onde vai estar uma grande concentração de pessoas? Quem serão as estrelas e os patrocinadores que arriscarão a sua imagem e a sua saúde, envolvendo-se num evento que corre o risco de ter que anunciar de emergência casos de Covid-19, quando estiver a decorrer? Sou daqueles que junta um certo grau de optimismo do alívio da pandemia com a chegada do verão. Mas efectivamente esta decisão é de uma grande teimosia e irresponsabilidade, numa enorme incerteza e insegurança profissional quanto ao futuro que estamos a viver. Já basta mesmo a questão da pandemia! Se o Festival de Cannes não acontecer, não deixará de ser o grande Festival de Cannes. Trata-se de uma questão de saúde pública, que não está restrita a França mas ao mundo global e eventos como os Jogos Olímpicos de Tóquio foram anunciados para o ano que vem. Portanto não entendo este nem ‘sim’ nem ‘não’!

José Vieira Mendes

José Vieira Mendes

Jornalista, crítico de cinema e programador. Licenciado em Comunicação Social, e pós-graduado em Produção de Televisão, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. É actualmente Editor da Magazine.HD (www.magazine-hd.com). Foi Director da ‘Premiere’ (1999 a 2010). Colaborou no blog ‘Imagens de Fundo’, do Final Cut/Visão JL , no Jornal de Letras e na Visão. Foi apresentador das ‘Noites de Cinema’, na RTP Memória e comentador no Bom Dia Portugal, da RTP1.  Realizou os documentários: ‘Gerações Curtas!?’ (2012);  ‘Ó Pai O Que É a Crise?’ (2012); ‘as memórias não se apagam’  (2014) e 'Mar Urbano Lisboa (2019). Foi programador do ciclo ‘Pontes para Istambul’ (2010),‘Turkey: The Missing Star Lisbon’ (2012), Mostras de Cinema da América Latina (2010 e 2011), 'Vamos fazer Rir a Europa', (2014), Mostra de Cinema Dominicano, (2014) e Cine Atlântico, Terceira, Açores desde 2016, até actualidade. Foi Director de Programação do Cine’Eco—Festival de Cinema Ambiental da Serra da Estrela de 2012 a 2019. É membro da FIPRESCI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *