Agnès Varda em "Olhares Lugares" | © Midas Filmes

Cine Quarentena | Rara curta-metragem de Agnès Varda disponível online

A desconhecida curta metragem de Agnès Varda intitulada “La petite histoire de Gwen la Bretonne” está disponível online. 

A rara e desconhecida curta-metragem “La petite histoire de Gwen la Bretonne” (2008) (ou na tradução literal portuguesa “A Pequena História de Gwen da Bretanha Francesa”) da realizadora belga Agnès Varda (1928 – 2019) já está disponível online. A transmissão da curta-metragem no Youtube é uma cortesia da American Cinematheque, organização sem fins lucrativos dedicada à história e à cultura do cinema, cujo catálogo está a expandir-se como nunca havia acontecido antes.

Agnès Varda rodou “La petite histoire de Gwen la Bretonne” em 1996, no qual acompanha a sua amiga Gwen Deglise, que se mudou de Paris para Los Angeles. O filme biográfico mostra a amizade entre estas artistas e a descoberta da American Cinematheque por Gwen Deglise, que se tornaria Diretora da Programação da organização.

Lê Também:
Grandes Filmes na TV | Semana de 13 a 19 de abril

Assistir a um dos raros projetos de Agnès Varda como “La petite histoire de Gwen la Bretonne” é uma oportunidade única para os amantes da sétima arte que procuram conhecer mais sobre a aclamada cineasta nesta época de isolamento social. Agnès Varda rodou alguns dos mais conhecidos filmes da Nouvelle Vague, como por exemplo, “Duas Horas na Vida de Uma Mulher” (1962) ou “A Felicidade” (1965). Além disso, é uma artista importante na história do documentário, tendo conseguido uma nomeação ao Óscar com “Olhares Lugares” (2019).

O facto da American Cinematheque, e de outros cinematecas do mundo inteiro, terem disponibilizado os seus filmes online mostra a necessidade destes institutos adaptarem-se à atual crise provocada pela pandemia do Coronavírus. Muitas produções notáveis, de curtas-metragens premiados a documentários raros, foram lançadas gratuitamente pela American Cinematheque, pela Cineteca di Milano e até pela Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema.

Abaixo poderás assistir a “La petite histoire de Gwen la Bretonne” (2008).

Outros 10 filmes de Agnès Varda estão também disponíveis na plataforma de streaming FILMIN Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *