TOP Personagens Femininas dos Videojogos

Inicialmente criados como um passatempo, depressa os videojogos começaram a incluir histórias e personagens cada vez mais complexos e interessantes. Para comemorar, juntamos dez das melhores personagens femininas do mundo dos jogos!

Como aconteceu no mundo do cinema, as personagens femininas eram no passado frequentemente caracterizadas como “donzelas em apuros”. Indefesas e sem qualquer profundidade, existiam como mero objetivo ou motivação para o protagonista masculino.

Contudo com o passar dos anos mais e mais personagens femininas têm sido incluídas nos videojogos como protagonistas ou adjuvantes. As suas histórias igualam as dos seus pares masculinos e chegam por vezes a ter de os salvar.

Para celebrar, trazemos algumas das personagens mais fortes que se destacam quer pela sua personalidade, história ou jogabilidade.

1. GLaDOS (PORTAL 2)

glados portal top personagens femininas jogos

A HAL 9000 da nossa geração. A GLaDOS é sádica, uma mentirosa compulsiva, tem um desdém constante pelos seres humanos e no entanto é uma das personagens mais amadas no mundo dos videojogos. Isto porque nada conquista mais a afeição dos jogadores como umas boas risadas, e o sentido de humor negro da GLaDOS nunca falha em deixar um sorriso nos lábios.

Lê ainda: Overwatch | 10 dicas essenciais

Aliás, o desejo de conseguir resolver os variados puzzles e prosseguir com a história do jogo deve-se não só à vontade de ver que novos desafios mentais vêm a seguir, mas também porque queremos saber que novos comentários a GLaDOS tem reservados para nós na sala seguinte. Os quais provavelmente incluem uma ou duas menções de neuro-toxinas.

2. LARA CROFT (TOMB RAIDER)

lara croft tomb raider top personagens femininas videojogos jogos

Apesar da GLaDOS ser para nós a melhor personagem feminina de sempre, é preciso salientar que nenhuma personagem consegue ser tão famosa quanto Lara Croft. A mais famosa arqueóloga do mundo apareceu pela primeira vez em 1996 no jogo Tomb Raider, seguindo-se vários videojogos e filmes, elevando ainda mais a popularidade desta jovem que inicialmente foi pensada para se chamar Laura Cruz e ser sul-americana. Inteligente, culta, sexy, e capaz de destruir exércitos inteiros sozinha, Lara é um dos maiores ícones da indústria.

3. CLEMENTINE (TELLTALE’S THE WALKING DEAD)

clementine waking dead telltale top personagens femininas

Órfã após perder os país durante o apocalipse, Clementine recebe o seu primeiro treino de Lee. Com apenas oito anos aprende a matar e a comportar-se como um adulto. Sem ninguém para cuidar de si, a jovem tem de escolher em quem confiar e o que fazer quando sozinha. Contra todas as expectativas, Clem (como é carinhosamente apelidada) cresce para se tornar uma adolescente forte com um futuro pela frente. Nos momentos mais difíceis recorda ensinamentos que Lee lhe ofereceu quer em termos de luta, quer a nível de compaixão.

4. ELLIE (THE LAST OF US)

ellie the last of us top personagens femininas videojogos jogos

Talvez a mais amada personagem secundária de sempre. Ellie pode, à primeira vista, ser apenas a personagem secundária de The Last of Us, a grande obra prima da Naughty Dog, mas é muito mais do que isso. Com uma personalidade única, Ellie encaixa perfeitamente no mundo apocalíptico de TLoS e leva-nos a criar uma ligação emocional como poucas personagens conseguem.

Lê também: The Legend of Zelda: Breath of the wild (Nintendo Switch) | Análise

Nós somos Joel, e a preocupação que temos em proteger Ellie é genuína, ajudando a que este jogo tenha um dos melhores enredos de sempre ao criar uma ligação entre personagens como nunca houve. No fim percebemos que é ela a personagem principal, e isso é a demonstração da sua qualidade.

5. ELIZABETH (BIOSHOCK: INFINITE)

elizabeth bioshock top personagens femininas videojogos jogos

É ela quem protegemos no memorável Bioshock Infinite e novamente a ligação emocional é grande, e muito graças a esta rapariga que tem um estranho poder. Presa numa cidade nos céus, da qual pouco sabemos, e protegida por um pássaro mecânico, as revelações finais tornam o jogo numa obra prima, mas muito graças a esta personagem que é também, em vários aspectos, a personagem com a melhor inteligência artificial que já vimos num videojogo.

6. CIRI (THE WITCHER 3)

ciri the witcher 3 top personagens femininas videojogos jogos

A filha adotiva do Witcher Geralt e uma das personagens mais poderosas do mundo onde ela habita, Ciri é um dos pilares essenciais da história do The Witcher 3: Wild Hunt. A sua habilidade para viajar entre mundos, juntamente com os seus outros poderes, fazem dela um alvo para vilões que a querem usar para atingirem os seus objetivos. E apesar de uma grande parte da história do jogo se centrar nos esforços de Geralt para encontrar a Ciri antes que ela seja capturada pelos seus perseguidores, ela nunca se torna numa “donzela em apuros”.

Lê ainda: Overwatch | 10 dicas essenciais

Em vez disso, sempre que a vemos (num dos vários flashbacks da história) constatamos que ela não só é uma mestre no uso de uma espada, como demonstra imensa compaixão para com as pessoas em seu redor. E agora que o famoso Geralt começou a sua (bem merecida) reforma, esperamos que eventuais capítulos seguintes da saga Witcher sigam as aventuras da Ciri.

7. FAITH CONNORS (MIRROR’S EDGE)

faith connors mirror's edge catalyst top personagens femininas videojogos jogos

Com apenas 16 anos, Faith Connors estava a viver na rua, sobrevivendo de itens que ia roubando. Resgatada por Mercury, a jovem torna-se membros dos Runners, uma organização de “mensageiros” invisíveis à vigilância da cidade. Juntamente com outros Runners, ela luta contra um sistema opressivo que procura criar a sociedade perfeita, marginalizando, prendendo ou matando todos os que se recusarem a seguir as normas.

Lê também: Dishonored 2 (PS4) | Análise

Faith coloca-se em risco diariamente ao percorrer a cidade pelos perigosos telhados. Já para não falar dos “Blues”, a polícia que a persegue constantemente. O seu primeiro grande desafio chega quando tem de salvar a irmã, acusada de um crime que não cometeu. Forte e determinada, Faith vive para o momento e está pronta a sacrificar tudo pela sua liberdade.

8. CHUN-LI (STREET FIGHTER)

chun-li street fighter top personagens femininas videojogos jogos

No mundo do Street Fighter o título de “mulher mais forte do mundo” pertence incontestavelmente a Chun-Li, a agente da Interpol especialista em artes marciais. E mesmo nesta nossa realidade, ela deixou as suas marcas. A Chun-Li é, sem dúvida alguma, um dos ícones dos videojogos, tendo servido de inspiração não só para outras personagens femininas, como também para muitas pessoas no mundo real. Sejam homens ou mulheres, miúdos ou graúdos, a Rainha dos Jogos de Luta é um exemplo a seguir para um número incontável de pessoas. Que o digam estes dois!

9. JADE (BEYONG GOOD & EVIL)

jade beyond good and evil top personagens femininas videojogos jogos

A jornalista de investigação que salvou o seu planeta natal Hillys. Com a sua personalidade determinada, compaixão e sentido de justiça, a Jade é uma personagem que é difícil não adorarmos. Aquilo que ela não consegue resolver com o uso do seu bastão, ela atinge com subtileza e furtividade, infiltrando-se nas instalações dos (obviamente maléficos) DomZ e usando a sua máquina fotográfica para revelar a verdade por detrás das suas intenções.

Lê ainda: Jogos em 2016 – O ano segundo Daniel Salgueiro

E mesmo quando tudo parece perdido, a Jade não se deixa cair no desespero e continua a lutar por aqueles que lhe são queridos, por muito negra que fique a situação. É realmente uma lástima que já se tenham passado quase 15 anos desde a última (e única) vez que a acompanhámos numa aventura.

10. MERYL SILBERBURGH (METAL GEAR SOLID)

meryl metal gear solid top personagens femininas videojogos

Do título com um dos protagonistas mais badass, vem uma das personagens femininas mais destemidas dos videojogos. Inicialmente um pouco inocente, Meryl evolui com os anos até chegar a comandante de uma unidade. Nascida num mundo marcado pela guerra, a personagem entra para o exército aos 16 anos e depressa se vê no meio de um dos maiores confrontos de sempre. Preparada para entrar em acção a qualquer momento, é um verdadeiro soldado de elite e chega até a auxiliar o Solid Snake.

Lê também: Resident Evil 7 (PS4), em análise

Porém Meryl nunca perde o seu lado feminino. Durante o primeiro jogo, por exemplo, a personagem disfarça-se de soldado e ainda que esteja toda tapada não consegue controlar a forma feminina como anda, balançando as ancas de forma acentuada. Já em MGS4 ela acaba por se casar com Johnny Sasaki, usando no grande dia um vestido branco de noiva.

Agora é a tua vez? Concordas com o nosso top? Quais as tuas personagens femininas favoritas dos videojogos?

Por: Ângela Costa, Daniel Salgueiro, Luís Pinto

Ângela Costa

Mestre em Cinema pela Universidade da Beira-Interior, sou apaixonada pelo cinema japonês e toda a cultura que o envolve. Adoro igualmente fotografia e se tiveres curiosidade passa no meu Instagram ;) Música e videojogos são dois outros grandes interesses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *