Variações | © NOS Audiovisuais

Variações | Filme dá origem a banda sonora

Variações estreia a 22 de Agosto e a banda sonora do filme será lançada no dia seguinte, contando com uma inédita do músico.

É caso para dizer que uma boa notícia nunca vem só. Os apreciadores de António Variações e da música portuguesa terão não só a oportunidade de ver o filme sobre a sua vida a partir do dia 22 de Agosto, como também de ouvir a sua banda sonora, que será lançada em formato físico e digital a 23 de Agosto pela Sony Music Portugal.

A produção desta banda sonora ficou a cargo de Armando Teixeira (dos Balla), que se baseou nas variadas cassetes de Variações, na altura gravadas com músicos amadores, na garagem. Segundo Armando Teixeira, ao falar do processo de criação desta banda sonora, o próprio inicialmente pensava que esta seria uma banda sonora tradicional, utilizada para criar ambientes sonoros que acompanhariam as imagens do filme. No entanto, ao reunir-se com o realizador João Maia apercebeu-se de que o objetivo era recriar as músicas já existentes de Varições. Para tal, teve de ouvir as famosas cassetes, tendo encontrado várias versões das mesmas canções:

Existem gravações de diferentes ensaios. O António apresenta-se, a banda desenvolve um prog-rock com inúmeros solos, mais uma vez, sem nenhuma estrutura. Ensaiavam pelo prazer de tocar. (…)

A voz será a do próprio ator que dá vida a António Variações, Sérgio Praia, que foi também muito elogiado por Armando Teixeira, que afirmou que ele lhe deu muita segurança e teve uma grande evolução como cantor.

Lê Também:
Variações | Estreia dia 22 de agosto (Trailer)

“Na Lama”, o single de avanço da banda sonora, já está disponível nas principais plataformas de música digitais. “Toma o comprimido”, “Canção de engate” e ‘Quero dar nas vistas’, tema inédito encontrado no espólio de António Variações, são algumas das várias canções que compõem a banda sonora deste filme.

MÚSICA | OUVE O SINGLE DE AVANÇO DA BANDA SONORA DE VARIAÇÕES

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *