Os 10 principais géneros de animes | Seinen e Josei

Interessado e curioso mas pouco confiante em tudo conseguir entender e apreciar na arte dos Animes? Então este artigo é para ti. Nele tentaremos explicar os principais géneros deste mundo nipónico.


<< Shounen e Shoujo | Ecchi e Jogo >>


SEINEN

O género seinen é, como rapidamente vão perceber, mais um género demográfico no universo dos animes. Este género tem como público-alvo homens adultos, com idades compreendidas entre os dezoito anos até aos trinta. Como é óbvio, estes dados demográficos não são estritamente rigorosos, visto que os animes seinen também são vistos por espectadores que não se enquadram nos dados que referimos acima.

Lê mais: Alita: Battle Angel terá adaptação cinematográfica

animes

Como já afirmámos, o género seinen está direcionado a um público mais maduro e como tal, os temas são mais complexos e, à partida, não são tão apelativos para um público mais jovem. Comparando com o género shounen, o seinen costuma apresentar mais violência e mais conteúdos sexuais. Em vez de personagens principais na adolescência, como ocorre no shounen, as séries e filmes seinen giram muitas vezes em torno da vida de um estudante universitário ou um homem de negócios.

Vê ainda: As 10 séries anime mais longas e ainda em exibição (parte 1)

Como este género dá imensa importância ao realismo da história e ao desenvolvimento dos personagens, e pode não apresentar tantas cenas de ação, é muitas vezes confundido com alguns animes shoujo. Isto acontece especialmente com algumas séries de comédia seinen como Chobits, várias vezes categorizado como shoujo.

animes

Lê também: 12 locais que inspiraram obras do Studio Ghibli (parte 1)

É muito difícil conseguir distinguir totalmente um anime seinen, shoujo ou shounen. Embora os temas possam constituir um bom indicador, por norma há alguns pormenores que ajudam a distinção. O primeiro detalhe é saber se a manga utilizada para a adaptação anime foi publicada numa revista seinen. O segundo detalhe consiste na inclusão ou não de furigana. Uma vez que furigana é uma ajuda para os que não são capazes de ler kanji, a sua ausência pode indicar que a manga é destinada a um público mais crescido, e portanto o anime também o será.

Eis alguns dos filmes e séries mais emblemáticos do género seinen: Battle Angel Alita, Monster, Ghost in the Shell, Akira, Berserk, Hellsing, Elfen Lied.

 

JOSEI

O género josei está para o seinen, como o shoujo está para o shounen. Assim, ficamos a saber logo à partida que animes josei são direcionados para um público feminino mais adulto. Este género contém geralmente temas e relacionamentos mais maduros e por vezes bastante sombrios, envolvendo na maioria das vezes mulheres mais crescidas do que no shoujo.

animes

As histórias dos animes josei costumam ser sobre experiências quotidianas das mulheres que vivem no Japão. Embora existam algumas séries e filmes que se desenrolem do ensino secundário, a maioria retrata a vida de mulheres adultas. Dentro deste género as histórias e o estilo do desenho também são, normalmente, mais realistas do que no shoujo. Tal como já referimos, os animes josei abordam os relacionamentos dos personagens de uma forma mais adulta, portanto, enquanto no shoujo existe uma tendência para retratar relacionamentos idealistas, o género josei concentra-se em relacionamentos que são realistas, mas que podem não ter necessariamente um final feliz.

animes

Honey and Clover, Nana, Paradise Kiss, Usagi Drop, Chihayafuru, Kids on The Slope ou Nodame Cantabile são alguns dos títulos mais sonantes do género josei.


<< Shounen e Shoujo | Ecchi e Jogo >>


Filipa Machado

Uma fã da 7ª Arte, adora ler e passar as suas folgas a fazer maratonas de séries e não pode viver sem um pouco de anime no seu dia a dia.

4 thoughts on “Os 10 principais géneros de animes | Seinen e Josei

  • Artigo muito bom, uma boa explicação sobre mangás 🙂 Eu comecei a pouco tempo a ler mangás e consequentemente a ver alguns animes, posso pedir alguma sugestão? Eu li Claymore e Elfen Lied e achei fantastico; berserk ainda so vi o anime mas também quando tiver um tempinho vou começar a ler; poderiam m dar algumas sugestões dentro destes género ? Bem depois de ler o artigo penso que seja seinen 🙂 já aprendi alguma coisa !!
    Muito Bom o site e parabéns a Filipa Machado pelo artigo

  • Muito obrigada André!

    Saber que o nosso trabalho é apreciado e valorizado desta maneira pelos nossos leitores é das melhores recompensas que podemos querer 🙂
    Em relação às sugestões, posso deixar-te aqui algumas do género seinen, que serão à partida com conteúdos mais adultos, mas dentro do estilo das séries que referiste no comentário. Nota: Claymore, curiosamente, enquadra-se no género demográfico shounen 😉

    Ora então cá vai:
    – Parasyte (Kiseijuu: Sei no Kakuritsu)
    – Rainbow: Nisha Rokubou no Shichinin
    – Black Lagoon
    – Baccano!

    Espero ter ajudado 😀

    Abraço,
    Filipa Machado

  • Ola Filipa, obrigado pelo feedback!! 🙂 Bem se Claymore é considerado shounen só posso dizer que adorei ler a historia e ver o anime, acho que talvez um publico mais jovem não consiga captar toda a complexidade principalmente do mangá ; a te hoje tenho aquela sensação de vácuo por não ter encontrado nada que me cativa-se tanto como Claymore;

    da lista de sugestões, estive a ver a sinopse de cada uma, e parece-me ser diferente dos animes que vi ate hoje contudo Rainbow, Black Lagoon e Baccano achei interessante, ficaram na lista “de agendado”.

    Abraço e novamente agradeço as sugestões caso tenhas mais podes sempre partilhar 🙂

  • Olá novamente André 🙂

    É realmente curioso como certas histórias são consideradas seinen por nós (ocidentais), dada a sua complexidade, e no Japão são consideradas shounen.

    Em breve vamos colocar em listas algumas sugestões de animes, de vários géneros, por isso é uma questão de ires acompanhando as nossas publicações e veres se há algo do teu interesse 😉

    Abraço,
    Filipa Machado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *