10ª Festa do Cinema Italiano: Nas Cidades das Mulheres e dos Homens

A 10ª Festa do Cinema Italiano vai realizar-se de 5 a 13 de abril e, pela primeira vez, em simultâneo em cinco cidades: Lisboa, Porto, Coimbra, Almada e Setúbal, seguindo depois para mais de 15 cidades portuguesas e três países da língua portuguesa: Brasil, Angola e Moçambique.

10ª Festa do Cinema Italiano

Em Lisboa, como é habitual, a festa italiana vai realizar-se no Cinema São Jorge, nos Cinemas UCI – El Corte Inglés e na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema. Ao todo vão ser exibidos mais de 50 filmes, entre curtas e longas-metragens, de ficção, documentário e animação do melhor cinema italiano da temporada. A imagem da 10ª Festa tem como base uma das ilustrações de Milo Manara, inspirada na versão em banda desenhada de A Cidade das Mulheres de Federico Fellini.

Vê spot da 10ª Festa do Cinema Italiano

Nas sessões de abertura e de encerramento, o destaque vai para as antestreias Fai bei sogni (Sonhos Cor-de-rosa), de Marco Bellocchio e In guerra per amore, de Pif. Destaque também para o grande sucesso italiano da passada temporada Perfetti sconosciuti (Amigos, Amigos, Telemóveis à Parte), de Paolo Genovese.

10ª Festa do Cinema Italiano
In Guerra Per Amore, de Pif

A commedia all’italiana, é comemorada através de um dos seus fundadores: Dino Risi, e  por ocasião do centenário do seu nascimento, através de uma seleção de dez filmes, entre os quais Il sorpasso, — que dá nome à associação que organiza o festival— em colaboração com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema.

Vê apresentação da programação pelo director Stefano Savio

Na secção Amarcord, são exibidos filmes que entraram no imaginário de milhões de espectadores. É o caso da obra prima Suspiria, de Dario Argento, numa nova versão restaurada em 4K ou de Trinitá, cowboy insolente, (Lo chiamavano Trinità…), a famosa paródia dos spaghetti western, em homenagem a Bud Spencer, falecido recentemente.

IR A NAPOLES SEM SAIR DE CÁ

A secção Napolitana vai ser uma viagem através do cinema, literatura, música e gastronomia de uma das cidades mais icónicas da Itália: Nápoles. Trata-se de uma viagem acompanhada pela narrativa de Elena Ferrante, da autora do conhecido A Amiga Genial. Neste programa estarão L’amore molesto, de Mario Martone, baseado no romance homónimo da escritora, e ainda a muito esperada segunda temporada de Gomorra, a Série, que vai trazer a Lisboa e em colaboração com a RTP2, os dois atores principais: Marco D’Amore (Ciro Di Marzio) e Salvatore Esposito (Genny Savastano). São doze novos episódios exibidos em cinco sessões do festival. Haverá também o concerto Napoli Sentimental, um espetáculo inédito criado especialmente para a 1º Festa, pela cantora portuguesa Mísia, num diálogo da tradição musical napolitana com a música portuguesa.

10ª Festa do Cinema Italiano
Os Políticos Não se Confessam (Le Confessioni), com Toni Servillo.

A muito apreciada gastronomia italiana, vai estar também em destaque com os já conhecidos Cine-Jantar (A Viagem a Itália, de Michael Winterbottom) e a Rota dos Sabores, onde 15 gelatarias e restaurantes italianos em Lisboa, terão menus temáticos inspirados no cinema italiano.

MAIS DO QUE SÓ FILMES

Vão acontecer ainda importantes e inéditos encontros para aproximar o cinema italiano do português. Um fórum para produtores no âmbito do lançamento do acordo luso-italiano de co-desenvolvimento de projetos cinematográficos, organizado em articulação com o ICA, o MiBact e a ANICA e um encontro académico sobre o impacto do cinema italiano em Portugal e no estrangeiro com a presença de especialistas e docentes internacionais.

10ª Festa do Cinema Italiano
‘Gomorra’, temporada 2 em estreia na 10ª Festa.

As crianças também não foram esquecidas e, em parceria com a MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa, são exibidos, na secção Piccolini, doze filmes de animação (uma longa e onze curtas-metragens) e duas importantes exposições: Fotogramma per fotogramma, sobre o trabalho gráfico de animadores italianos e uma sobre Bruno Bozzetto e Simone Massi.

Para além das presenças ligadas a Gomorra, a Série, estarão em Lisboa o realizador Roberto Andò (Le confessioni), o autor e cómico italiano Pif (In guerra per amore), Edoardo Leo (Che vuoi che sia, Smetto quando voglio – masterclass, Perfetti sconosciuti), Violante Placido (7 minuti), Antonella Di Nocera (Shorts Laboratorio del Reale), entre outros.

JVM

José Vieira Mendes

Jornalista, crítico de cinema e programador. Licenciado em Comunicação Social, e pós-graduado em Produção de Televisão, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. É actualmente Editor da Magazine.HD (www.magazine-hd.com). Foi Director da ‘Premiere’ (1999 a 2010). Colaborou no blog ‘Imagens de Fundo’, do Final Cut/Visão JL , no Jornal de Letras e na Visão. Foi apresentador das ‘Noites de Cinema’, na RTP Memória e comentador no Bom Dia Portugal, da RTP1.  Realizou os documentários: ‘Gerações Curtas!?’ (2012);  ‘Ó Pai O Que É a Crise?’ (2012); ‘as memórias não se apagam’  (2014) e 'Mar Urbano Lisboa (2019). Foi programador do ciclo ‘Pontes para Istambul’ (2010),‘Turkey: The Missing Star Lisbon’ (2012), Mostras de Cinema da América Latina (2010 e 2011), 'Vamos fazer Rir a Europa', (2014), Mostra de Cinema Dominicano, (2014) e Cine Atlântico, Terceira, Açores desde 2016, até actualidade. Foi Director de Programação do Cine’Eco—Festival de Cinema Ambiental da Serra da Estrela de 2012 a 2019. É membro da FIPRESCI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *