American Film Institute revela os 10 melhores filmes e séries de 2016

Como é habitual todos os anos, o American Film Institute anuncia os melhores do cinema e da televisão. Silêncio, de Martin Scorsese e Game of Thrones estão entre os selecionados. 

Depois dos nomeados aos Critics Choice Awards, dos vencedores do National Board of Review e de uma série de críticos (Cahiers du Cinéma; Sight & Sound; New York Film Critics Circle, Washington D.C. Area Film Critics, Los Angeles Critics Awards) ter eleito os melhores filmes de 2016 chegou a vez do American Film Institute. Sem surpresas, La La Land: Melodia de Amor, com Ryan Gosling e Emma Stone; Moonlight, de Barry Jenkins e Manchester by the Sea, de Kenneth Lonergan estão na lista.

American Film Institute

Mesmo assim, por agora as atenções estão viradas para Silêncio, de Martin Scorsese que conseguiu o seu primeiro importante prémio e que o confirma como um dos potenciais candidatos à corrida aos Óscares que serão apresentados por Jimmy Kimmel. O drama histórico de Scorsese é desenrolado no século XVII e segue dois padres jesuítas vindos de Portugal Sebastião Rodrigues e Francisco Garrpe – que viajam até ao Japão, sob ordens da igreja, na esperança de encontrarem o seu mentor, o padre Cristóvão Ferreira, que alegadamente cometeu apostasia. Entre o seu elenco de luxo que contém nomes como Andrew Garfield, Adam Driver, Ciarán Hinds e Liam Neeson tem sido o ator japonês Issei Ogata a conseguir mais destaque, depois de ter ficado em segundo lugar na categoria de melhor ator secundário nos Los Angeles Critics Awards. O filme também já estivera na lista do National Board of Review e obtivera o troféu de melhor argumento adaptado para Jay Cocks e Martin Scorsese, baseado no romance de Shûsaku Endô, além de ter sido já comparado aos trabalhos de Akira Kurosawa.

Um prémio especial foi ainda atribuído ao documentário de quase oito horas de duração O.J. Made in America, que tem ganho muita atenção nesta Award Season.

Na televisão, novas séries como Atlanta, Stranger Things e The Crown acompanham Game of Thrones que volta a integrar a lista. Como sempre, os tops de cinema e de televisão do AFI é apresentado por ordem alfabética e não são classificados de 1 a 10. Segundo Bob Gazzale, o presidente e CEO do American Film Institute:

Ano após ano somos convidados a relembrar o poder dos artistas que foram capazes de juntar-nos num só. OS AFI AWARDS são orgulhosos em reconhecer as proezas das equipas que nos iluminaram e nos informaram, que nos guiaram e nos inspiraram e, finalmente, que nos convidaram a simpatizar com os outros, numa nota da nossa partilhada humanidade.

AMERICAN FILM INSTITUTE | LISTA DE CINEMA E DE TELEVISÃO

TOP 10 FILMES

O Primeiro Encontro

Fences

O Herói de Hacksaw Ridge

Hell or High Water

La La Land: Melodia de Amor

Manchester by the Sea

Moonlight

Silêncio

Milagre no Rio Hudson

Zootrópolis

TOP 10 SÉRIES

The Americans

Atlanta

Better Call Saul

The Crown

Game of Thrones

The Night Of

The People v O.J. Simpson: American Crime Story

Stranger Things

This Is Us

Veep

Consulta também: Guia das Estreias de Cinema | Dezembro 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *