Ava Duvernay aborda o mundo da moda para a HBO

Ava Duvernay irá realizar The Battle of Versailles para a HBO Films, um projeto sobre um dos mais sísmicos momentos a abalar o mundo da moda na década de 70 do século passado.

Apesar do título The Battle of Versailles poder sugerir um drama de guerra, o tema central do próximo projeto da realizadora Ava DuVernay é um dos grandes momentos do mundo da moda nos anos 70. No entanto, como se pode deduzir pelo nome da obra, a principal localização será o palácio de Versalhes, onde, em 28 de novembro de 1973, se realizou um evento especial para angariar dinheiro com o objetivo de restaurar o palácio.

Nesse espetáculo de moda, participaram cinco dos mais importantes nomes da alta-costura francesa, Yves Saint-Laurent, Hubert de Givenchy, Pierre Cardin, Emanuel Ungaro, e Marc Bohan da Casa Dior. Em conjunto com estas divindades da moda gaulesa, apresentaram-se também as criações de cinco designers americanos que, na época, ainda não tinham alcançado o renome e estrelato que vieram a arrecadar nas seguintes décadas, Oscar de La Renta, Bill Blass, Anne Klein, Halston e Stephen Burrows.

The Battle of Versailles HBO Ava DuVernay

O contraste entre estes dois universos da moda foi estonteante. Enquanto os franceses brilharam numa autêntica orgia de extravagante opulência, acompanhados por uma orquestra ao vivo durante cerca de duas horas, os americanos mostraram as suas criações em 35 minutos, com muito menos recursos, ao som da música pré-gravada de Al Green. Face à elite da moda internacional, os criadores americanos fizeram ainda uma escolha que iria abalar este universo de estilo, com um terço das suas modelos a serem afro-americanas.

Lê Também: Top 2015 | Os 10 melhores guarda-roupas do ano

Numa noite de glamour e irreverência, nasceu a moda americana atual e a integração racial entrou de rompante nas passerelles do mundo. Este projeto, baseado no livro The Battle Of Versailles: The Night American Fashion Stumbled Into The Spotlight And Made History de Robin Ghivan, não é a primeira vez que esta noite foi retratada no cinema. Recentemente, o documentário Versailles ’73: American Runway Revolution, examinou a história e o legado deste evento no desenvolver da moda norte-americana.

Ava DuVernay

Esta realizadora não é uma estreante no que diz respeito a retratar momentos sísmicos na história da luta por igualdade social e contra o racismo, sendo que a obra que lhe trouxe a sua recente exposição foi Selma, um drama sobre um dos principais eventos na luta pelos direitos civis na América dos anos 60. Tal como nesse filme, Duvernay vai também ajudar à escrita do argumento de The Battle of Versailles, estando acompanhada neste trabalho pelo argumentista Michael Starrbury, principalmente conhecido pelo indie The Inevitable Defeat Of Mister And Pete.

Lê Ainda: HBO, Hulu, Netflix e Amazon | Quem ganha mais subscritores?

Ava DuVernay, que para além de escrever e realizar The Battle of Versailles também será a sua produtora executiva, está bastante ocupada com novos projetos, estando a desenvolver uma série para o canal televisivo de Oprah Winfrey e tendo também já assegurado a cadeira de realizadora para o filme A Wrinkle in Time da Disney. Para além de tudo isto, a cineasta também teve a peculiar honra de ter uma Barbie feita à sua imagem, uma boneca com a profissão de realizadora.

Ava DuVernay Barbie

Por vezes a HBO distribui os seus filmes nos cinemas assim como na televisão, mas ainda não existem confirmações sobre a futura distribuição de The Battle of Versailles, que, se tiver o mesmo destino de Selma, poderá vir a ser dos mais falados filmes do ano, tanto pela sua importância histórica como pela elegante realização de Ava DuVernay.

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *