A imagem original de Claudia Cardinale.

Cannes 2017: Claudia Cardinale é a imagem da 70ª edição

Foi divulgado o cartaz da 70º Festival de Cannes, que vai decorrer de 17 a 28 de maio próximos,  com uma imagem da expressividade da bela actriz italiana Cláudia Cardinale.

Depois da escadaria de O Desprezo, do ano passado é agora Claudia Cardinale que  aparece como imagem do cartaz desta edição comemorativa do 70º aniversário do Festival de Cannes. Depois da bela paisagem em tons sepia da magnífica Vila Malaparte na ilha de Capri, o Festival de Cannes regressou às imagens do seu primeiro amor: os actores. Desta feita, o maior festival de cinema do mundo vai destacar uma actriz italiana, Claudia Cardinale, depois de Monica Bellucci ter sido anunciada como mestre de cerimónias.

Festival de Cannes
A imagem original de Claudia Cardinale.

Em tons vermelhos vemos Claudia Cardinale muito jovem dançando descalça, e de saia rodopiando. Uma magnífica fotografia que a actriz de O Leopardo e Rocco e Seus Irmãos, não hesitou em comentar: Não me lembro do nome do fotógrafo e já me tinha esquecido que exista esta fotografia. Mas esta imagem recorda-me os meus primeiros dias como actriz, e num momento em que não imaginava que um dia iria subir a passadeira vermelha do mais famoso palácio do cinema. Feliz aniversário!

JVM


 

José Vieira Mendes

Jornalista, crítico de cinema e programador. Licenciado em Comunicação Social, e pós-graduado em Produção de Televisão, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. É actualmente Editor da Magazine.HD (www.magazine-hd.com). Foi Director da ‘Premiere’ (1999 a 2010). Colaborou no blog ‘Imagens de Fundo’, do Final Cut/Visão JL , no Jornal de Letras e na Visão. Foi apresentador das ‘Noites de Cinema’, na RTP Memória e comentador no Bom Dia Portugal, da RTP1.  Realizou os documentários: ‘Gerações Curtas!?’ (2012);  ‘Ó Pai O Que É a Crise?’ (2012); ‘as memórias não se apagam’  (2014) e 'Mar Urbano Lisboa (2019). Foi programador do ciclo ‘Pontes para Istambul’ (2010),‘Turkey: The Missing Star Lisbon’ (2012), Mostras de Cinema da América Latina (2010 e 2011), 'Vamos fazer Rir a Europa', (2014), Mostra de Cinema Dominicano, (2014) e Cine Atlântico, Terceira, Açores desde 2016, até actualidade. Foi Director de Programação do Cine’Eco—Festival de Cinema Ambiental da Serra da Estrela de 2012 a 2019. É membro da FIPRESCI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *