© Curtas Vila do Conde

Curtas Vila do Conde destaca Isaki Lacuesta

O cineasta Isaki Lacuesta será destacado na nova edição do Curtas Vila do Conde, festival que se realiza no início de setembro deste ano.

Considerado um dos mais interessantes artistas espanhóis da atualidade, Isaki Lacuesta é um cineasta, cenógrafo, ensaísta, escritor e curador cujo trabalho é um diálogo entre o cinema e as restantes áreas artísticas, tendo na sua versatilidade um dos mais importantes traços de uma obra que derrete as fronteiras entre a cultura académica e a cultura popular.

Tendo ocupado um lugar na crítica de cinema muito antes de se tornar realizador, não é de espantar que o discurso artístico de Lacuesta se construa em cima de um convite constante para a multiplicação dos pontos de vista e formas de olhar, uma premissa que se espalha para lá da tela na várias experimentações e incursões artísticas que pautam o seu percurso. Da dança, à música, da pintura, à literatura ou arquitectura, é longa e multiversa a lista de áreas em que o espanhol tem vindo a intervir.

Com duas dezenas de obras realizadas, o trabalho de Lacuesta já foi apresentado em diversos espaços de referência como o MOMA, a National Gallery em Washington ou o Centro Pompidou em Paris, chegando agora às Curtas de Vila do Conde. O festival decorre entre 3 e 11 de outubro e exibirá curtas e longas metragens, assim como a primeira exposição do autor em Portugal, na Solar – Galeria de Arte Cinemática. O autor estará ainda presente numa conferência aberta a jornalistas e público onde será acompanhado por Isa Campo, parceira inquestionável de criação, quer na escrita da maioria dos argumentos dos seus filmes, quer na partilha da sua realização.

Lê Também:
16º IndieLisboa | Entre dos aguas, em análise

De sublinhar ainda que o Curtas Vila do Conde será um pouco diferente este ano, adaptando-se à nova realidade e hábitos de consumo. Sendo assim, a par da edição no Teatro Municipal de Vila do Conde, no Auditório Municipal e na Solar, o festival promoverá um conjunto de iniciativas online, incluindo o fruto de uma parceria com a Shift72, a realização de debates, entrevistas e masterclasses em ambiente virtual.

Esperam-se em breve mais novidades sobre a programação e os bilhetes! Com vontade de conhecer mais sobre o Curtas Vila do Conde?

Ângela Costa

Mestre em Cinema pela Universidade da Beira-Interior, sou apaixonada pelo cinema japonês e toda a cultura que o envolve. Adoro igualmente fotografia e se tiveres curiosidade passa no meu Instagram ;) Música e videojogos são dois outros grandes interesses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *