© Elif Shafak

Elif Shafak é uma das autoras em destaque em julho

“10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho” é a mais recente ficção de Elif Shafak, romancista turco-britânica que já publicou dezassete livros.

Elif Shafak é doutora em Ciências Políticas, fellow honorário da Universidade Oxford, membro do Conselho Global do Fórum Económico Mundial na área de Economia Criativa, e membro fundador do Conselho Europeu de Relações Externas (ECFR). Além disso, Shafak é uma defensora dos direitos das mulheres, dos direitos dos LGBT e da liberdade de expressão, tendo já participado duas vezes nas TED Talks, onde recebeu uma ovação de pé.

Lê Também:
Ganha Livros Editorial Presença | Passatempo MHD

A autora escreve regularmente para muitas das maiores publicações mundiais e foi-lhe atribuído o título de Chevalier des Artes et des Lettres. Em 2017, foi escolhida pela Politico, uma organização de jornalismo político, como uma das doze pessoas que tornam o mundo melhor. Foi juiz de numerosos prémios literários e presidente do Wellcome Book Prize em 2019.

10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho” é o seu mais recente título. No primeiro minuto que se seguiu à sua morte, a consciência de Leila Tequila começou a abrandar, lenta e firmemente, como uma maré a recuar para a costa. As suas células cerebrais, tendo ficado sem sangue , estavam agora completamente privadas de oxigénio. Mas ainda não se tinham desligado. Não de imediato. Uma última reserva de energia ativara inúmeros neurónios, ligando-os como se fosse a primeira vez. Embora o coração tivesse parado de bater, o cérebro estava a resistir, um combatente até ao fim …

Para Leila, cada minuto após a sua morte traz consigo uma recordação sensual: o sabor do guisado da cabra sacrificada pelo pai, para celebrar o nascimento de um filho há muito esperado; a visão de panelões borbulhantes com uma mistura de limão e açúcar, que as mulheres usam para depilarem as pernas, enquanto os homens se encontram na mesquita; o aroma a café de cardamomo que Leila partilha com o estudante atraente, no bordel onde trabalha. Cada recordação também traz consigo os amigos que fez em cada momento importante da sua vida – amigos que agora estão desesperados para a tentar encontrar…

ELIF SHAFAK TRAZ-NOS UM NOVO DRAMA

elif shafak capa presenca
© Editoral Presença

Já assiste a alguma das palestras de Elif Shafak?

Ângela Costa

Mestre em Cinema pela Universidade da Beira-Interior, sou apaixonada pelo cinema japonês e toda a cultura que o envolve. Adoro igualmente fotografia e se tiveres curiosidade passa no meu Instagram ;) Música e videojogos são dois outros grandes interesses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *