Emma Thompson com Dustin Hoffman em "The Meyerowitz Stories" (2017) de Noah Baumbach |©Netflix

Emma Thompson, os filmes essenciais

Emma Thompson é uma das mais notáveis atrizes a trabalhar hoje no cinema britânico e americano. Premiada com Óscares tanto no campo da representação como do argumento. A 15 de abril completou 61 primaveras e celebramos agora recordando os seus filmes essenciais. 

A intérprete que hoje homenageamos já conta muitos anos de carreira e é sem dúvida uma das grandes referências entre as atrizes britânicas - não apenas da sua geração - e assim o confirmam as suas mais de 60 vitórias e mais de 100 nomeações a prémios. Coleciona já, entre estas premiações, dois Óscares, um Emmy, três BAFTAs e ainda dois Globos de Ouro.

Destaca-se principalmente no campo do romance histórico, como boa britânica que é, mas o seu registo enquanto atriz é vasto e tem mestria em outros géneros - como a comédia. Nasceu a 15 de abril de 1959 em Paddington, Londres,  e cresceu numa família de atores. Estudou em Cambridge e integrou o grupo de teatro Footlights, celéebre devido ao facto de membros dos Monty Phyton se terem conhecido por lá.

Terminados os seus estudos em 1980, a primeira década da sua carreira foi dominada pelo teatro e pela televisão. Destacou-se com a peça "Me and My Girl" no West End londrino e na televisão teve o seu início do programa de sketches "Alfresco", de 1983, no qual colaborou com membros do seu grupo de teatro que viriam a tornar-se influentes no mundo do cinema e televisão como por exemplo Hugh Laurie ("Dr.House").

Em 1987 protagonizou "Fortunes of War" (1987), uma mini-série da BBC pela qual viria a receber o seu primeiro BAFTA.  A partir daí iniciou-se um longo trajeto que vamos recordar e com direito a um extra: indicaremos onde podem ser vistos alguns dos filmes mencionados.

2 de 15

“MUITO BARULHO POR NADA” DE KENETH BRANAGH (1993) 

Emma Thompson Muito Barulho Por Nada
Emma Thompson na comédia shakespeariana de Kenneth Branagh |©Metro-Goldwyn-Mayer Studios Inc.

Entre 1992 e 1993 Emma Thompson protagonizou dois filmes da autoria do ator, produtor e realizador Kenneth Branagh que era então seu marido, e com quem colaborou frequentemente durante o período do seu casamento  – de 1989 a 1995. “Much Ado About Nothing”, comédia romântica dramática, foi bastante bem recebido e competiu em Cannes pela Palma e nos Globos de Ouro de 1994 na categoria de Melhor Comédia ou Musical.

A obra – que conta no elenco com nomes como Keanu Reeves, Kate Beckinsale ou Denzel Washington – filmada em Itália baseia-se numa das mais hilariantes criações de Shakespeare, também de nome “Muito Barulho por Nada”. A história foca-se em dois relacionamentos – o de Hero (Beckinsale) e Claudio (Robert Sean Leonard) e o de Benedick (Branagh) e Beatrice (Thompson). Um casal conspira contra o outro, mas ao fim de contas é…muito barulho por nada.

O filme pode ser alugados nas bibliotecas do Google Play e do Youtube.

2 de 15

Maggie Silva

Comunicadora de profissão e por natureza. Dependente de cultura pop, cinema indie e vítima da incessante necessidade de descobrir novas paixões. Campeã suprema do binge watch, sempre disposta a partilhar dois dedos de conversa sobre o último fenómeno a atacar o pequeno ou grande ecrã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *