Especial Jim Jarmusch | Em agosto no TVCine2 HD

 

Se não é o último, é dos últimos cineastas fiéis a si próprios e ao cinema independente americano. Enquanto muitos grandes realizadores que seguiam a mesma lógica indie foram ficando pelo caminho ou se deixaram anexar por Hollywood, Jarmusch continua original. Jim Jarmusch, 59 anos, nasceu numa pequena cidade no Ohio. A paixão pelo cinema começou em criança, muito por incentivo da mãe que o deixava a ver filmes nas matinés de sessão dupla enquanto ia às compras. Não perca este especial Jim Jarmusch a 03 de agosto, quinta-feira, no TVCine2 HD.

Especial Jim Jarmusch TVC2 HD Foto 2
Mais tarde, e depois da tentativa malograda de se licenciar em jornalismo, acabou por estudar Literatura Americana e Inglesa. No último semestre desse curso lançou-se numa viagem a Paris, cidade onde viria a permanecer mais do que o planeado e onde trabalhou na Cinemateca. Esta experiência parece ter ditado a sua missão na Sétima Arte: “Aí vi coisas sobre as quais apenas tinha lido ou ouvido falar”, confessou o cineasta numa entrevista ao jornal The New York Times. Jarmusch estudou cinema em Nova Iorque, na Tisch School of Arts, durante quatro anos. Ao mesmo tempo fazia parte da cena de cultura alternativa que tinha o clube CBGB como epicentro.

Especial Jim Jarmusch TVC2 HD Foto 3
Curiosamente, “Sempre em Férias” – a primeira longa-metragem de Jarmusch e também o primeiro filme a ir para o ar no âmbito deste especial de programação – foi recusado pela universidade que, por isso, lhe recusou o diploma. Mal sabiam que estavam a contribuir para a magnitude de um realizador que se tornaria um dos maiores nomes do cinema independente americano. Este filme é uma narrativa sobre dois dias e meio na vida de Aloysius Parker em Manhattan. Ele é um rapaz de 16 anos sem casa, sem o compromisso de estudar e sem emprego. Este protagonista rebelde e inadaptado baseia-se no ator que o interpreta (Chris Parker), cuja situação na vida é muito parecida. O filme tenta fundir experiências recreadas com outras imaginadas, colocando a câmara entre a ficção e o documentário.

Especial Jim Jarmusch TVC2 HD Foto 4
Uma hora e quinze depois entramos em “Para Além do Paraíso”, um filme que segue as ligações conturbadas entre Willie, um húngaro residente em Nova Iorque, a sua prima adolescente que acaba de chegar da Europa e o melhor amigo de Willie.

Especial Jim Jarmusch TVC2 HD Foto 5
“Vencidos Pela Lei” é a obra que se segue. Este título explora lugares onde Jarmusch nunca tinha estado antes de escrever o argumento: Nova Orleães e os densos pântanos do Louisiana. A história centra-se num trio composto por um disc-jockey desempregado, um proxeneta e um turista italiano que se conhecem numa pequena cela de prisão. O realizador revelou que nesta comédia negra neo beat a trama aceita abertamente as convenções e uma atmosfera que é parte pesadelo, parte conto de fadas.

Especial Jim Jarmusch TVC2 HD Foto 6
“O Comboio Mistério” vai transportar-nos para Memphis, Tennessee, e para três histórias independentes que se cruzam. Uma comédia temporal condensada num enredo que decorre durante apenas 24 horas. Uma versão minimalista dos Contos de Canterbury que acompanha um italiano que recebe a visita de um fantasma e de um japonês romântico. E há também um inglês… Três histórias são apenas carruagens diferentes do mesmo comboio.

Especial Jim Jarmusch TVC2 HD Foto 7
O penúltimo filme a ser exibido neste especial é “Noite Na Terra”, uma obra que, no fundo, é composta por cinco comédias que ocorrem em simultâneo, mas abarcando diferentes fusos horários, continentes e idiomas. Cada secção está centrada na curta relação estabelecida entre passageiro e taxista, enquanto o táxi avança noite dentro. O filme começa em Los Angeles e acaba em Helsínquia, depois de paragens em Nova Iorque, Paris e Roma.

Especial Jim Jarmusch TVC2 HD Foto 8
A fechar, e no horário mais nobre do dia, acontecerá a exibição de “Homem Morto”. Este filme é a história – apresentada de forma ora cómica, ora violenta – da viagem física e emocional de um jovem por um território estranho. Perdido e gravemente ferido no Oeste Americano, acaba por se transformar num assassino. A vida acontece contra a sua essência, por isso é conduzido a um lento desaparecimento. Perante a crueldade e o caos, os seus olhos abrem-se para a fragilidade que define o reino dos vivos.

Especial Jim Jarmusch TVC2 HD Foto 9

Programação detalhada:

  • 12:55 – “Sempre em Férias” (1980)
  • 14:20 – “Para Além do Paraíso” (1984)
  • 15:55 – “Vencidos Pela Lei” (1986)
  • 17:50 – “O Comboio Mistério” (1989)
  • 19:45 – “Noite na Terra” (1991)
  • 22:00 – “Homem Morto” (1995)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *