Esquadrão Suicida | O sensual guarda-roupa de Harley Quinn

A personagem mais popular de Esquadrão Suicida é, sem dúvida, a louca Harley Quinn, cujo estilo pessoal é tão deliciosamente tresloucado como a sua personalidade.

 

<< Deadshot  |  Joker >>

 

Apesar de ser caracterizada pela sua loucura e perigosa obsessão romântica, Harley Quinn começou por ser uma médica no Arkham Asylum, tendo mesmo tido a sua futura alma-gémea como paciente. Foi nessa relação profissional que começou a florescer o que se viria a provar como a origem de uma nova super-vilã. Quando a vemos ainda sã, faz sentido que ela vista branco e o seu traje seja ordeiro. Antes da sua redenção ao Joker, ela está desprovida das cores berrantes que lhe vão futuramente cobrir a figura.

esquadrão suicida

Mas, como já sabemos, um tratamento forçado de eletrochoques e um banho de químicos depois, a doutora tornou-se em Harley Quinn, a rainha do crime de Gotham. Enquanto o Joker parece um gangster espampanante, quando o vemos num clube noturno, Harley é a imagem perfeita de uma namorada cliché de um grande criminoso. Joalharia vistosa (incluindo relógios de ouro usados como bracelete de antebraço), um minúsculo vestido brilhante e maquilhagem garrida fazem com que Harley quase pareça uma stripper.

esquadrão suicida

esquadrão suicida

Quer dizer, parece-se com uma stripper que se veste com losangos ao estilo de um arlequim. Esse padrão marca presença aqui, nas tatuagens de Harley e numa pochete que ela rouba de uma montra. Assim, temos umas belas referências ao uniforme original que Harley usou na série de animação para onde foi originalmente concebida. Uniforme esse que aparece durante uns gloriosos segundos no Esquadrão Suicida aquando de um flashback no início do filme. Infelizmente, para os fãs inveterados dessa animação clássica, o realizador David Ayer queria um look diferente, mais sensual e mais na linha dos livros de banda-desenhada mais recentes.

Antes de chegarmos ao novo fato de Harley Quinn em combate, há que ver a sua indumentária de prisioneira. Já nas primeiras propostas de arte concetual, a nossas favorita vilã da DC mostrava-se numa versão personalizada do uniforme de presidiária, rejeitando o fato-macaco e vestindo a sua t-shirt branca rasgada e alterada. Na versão final que vemos no filme, Harley veste um desenvolvimento deste look de prisioneira tresloucada cujas roupas rasgadas parecem ser quase uma ilustração da sua psique. No entanto, quando a vemos em preparação final para a batalha, ela já veste o fato-macaco como uma presidiária bem comportada.

esquadrão suicida

esquadrão suicida

Essa última utilização do fato-macaco serve de contraste para com a indumentária sexualizada que a antiga médica enverga para o campo de batalha. Do bege e branco da prisão, ela passa a vestir vermelho vivo, azul e rosa. Estas cores estendem-se mesmo à sua maquilhagem e cabelo, que é dividido em totós – um tingido de rosa e o outro de azul.

Lê Também: Margot Robbie brilha em A Lenda de Tarzan

Enquanto ela se veste, a câmara lasciva de Ayer percorre o comprimento do seu corpo, desde os seus absurdos saltos altos cobertos de numerosos atacadores até ao seu peito escondido por uma apertadíssima camisola branca enfeitada com as palavras “Daddy’s Lil Monster”. A própria mãe da atriz comentou que a sua filha ia aparecer vestida como uma prostituta!

esquadrão suicida

esquadrão suicida

É certo que essa objetificação sempre esteve presente na história desta personagem. Afinal, a sua principal motivação sempre foi uma doentia obsessão com o Joker, mas a dinâmica de um casal em que o homem está sempre a abusar violentamente da sua fiel companheira é destacada pelo filme que nada faz para questionar a sua legitimidade. Pelo contrário, Esquadrão Suicida celebra esta união tóxica, lambendo o corpo de Margot Robbie com os movimentos de câmara que permitem que a audiência leia as mensagens nas roupas da personagem como as marcas no gado. O mais horripilante desses detalhes é a gargantilha ao estilo de uma coleira, bastante canina, que exibe a palavra “PUDDIN” – um nome afetuoso que Harley chama ao Joker e que aqui a marca como propriedade desse criminosos enlouquecido.

esquadrão suicida

esquadrão suicida

Apesar da prestação divertida de Margot Robbie e do vistoso figurino, é pena que os cineastas de Esquadrão Suicida não tenham desenvolvido muito aquela que é uma das mais complexas personagens da DC. Pelo contrário, realçam os seus aspetos mais problemáticos, parecem tomar o partido do seu abusador e, num dos mais infelizes momentos do filme, implicam que o maior desejo da sua alma é ser uma dona de casa comum. Mesmo assim, o figurino é inegavelmente memorável e esperem vê-lo a tornar-se um dos mainstays das Comic Cons nos próximos anos.

esquadrão suicida

 

<< Deadshot  |  Joker >>

 

Depois de Harley Quinn, temos de examinar o estilo do seu amante. Segue para a próxima página de modo a saberes mais sobre as roupas do novo Joker.


 

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

0 thoughts on “Esquadrão Suicida | O sensual guarda-roupa de Harley Quinn

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *