© X-Filme Creative Pool

European Film Challenge | Desafio ‘Adeus, Lenin’

O primeiro grande desafio extra de dezembro do European Film Challenge é “Adeus, Lenin”, uma obra imperdível e que te oferece pontos extra!

Realizado por Wolfgang Becker em 2003, o filme acontece numa Berlim de Este à beira da reunificação. Alex é filho de Christiane, uma mulher que defende a existência da Alemanha de Este e do seu governo socialista. Um dia ela é atacada e deixada em coma. No tempo em que Christiane está internada, as barreiras desaparecem e a sua querida Deutsche Demokratische Republik morre. Um ano depois ela recupera, contudo, os médicos avisam Alex que o seu coração, ainda fraco, não aguentará emoções fortes e o rapaz não tem opção senão criar toda uma farça. De acessórios a roupa, o mundo de Christiane deverá manter-se o mesmo, mas durante quanto tempo?

Lê Também:
European Film Challenge | Tudo o que precisas de saber

Ao todo o filme conquistou vinte nomeações em todo o tipo de festivais europeus, alcançando quatorze prémios, nomeadamente, de: Melhor Filme Numa Língua Não-Inglesa no BAFTA Awards, Melhor Ator e Melhor Argumento no European Film Awards; Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Ator, Melhor Argumento, Melhor Edição, Melhor Banda Sonora (de Yann Tiersen), Melhor Design, e Melhor Ator Secundário no German Film Awards; Melhor Filme Europeu no Goya Awards; e Melhor Filme numa Língua Estrangeira no London Film Critics’ Circle.

TRAILER | ‘ADEUS, LENIN’ NO EUROPEAN FILM CHALLENGE

Considerado pela Empire como um dos 100 melhores filmes já realizados no mundo, “Adeus, Lenin” é um filme inesquecível e que te aconselhamos a ver durante o novo desafio do EFC!

Ângela Costa

Mestre em Cinema pela Universidade da Beira-Interior, sou apaixonada pelo cinema japonês e toda a cultura que o envolve. Adoro igualmente fotografia e se tiveres curiosidade passa no meu Instagram ;) Música e videojogos são dois outros grandes interesses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *