"Sibyl" | © NOS Audiovisuais

European Film Challenge | Sibyl

Sibyl” de Justine Triet é um dos film challenges do European Film Challenge. Se vires esta obra, tens pontos bónus nesta competição que te pode levar à Berlinale. Aqui ficam algumas informações sobre a obra em questão.

sibyl european film challenge
© NOS Audiovisuais

Título original: Sibyl

Nacionalidade: França, Bélgica

Idioma: Francês, Inglês, Italiano

Duração: 100 minutos

Lê Também:
European Film Challenge | Tudo o que precisas de saber

Realizadora: Justine Triet

Argumento: Justine Triet, Arthur Harari, David H. Pickering

Elenco: Virginie Efira, Adèle Exarchopoulos, Sandra Hüller, Gaspard Ulliel, Niels Schneider, Paul Hamy, Laure Calamy, Arthur Harari, Aurélien Bellanger

© NOS Audiovisuais

Sinopse Oficial: Sibyl é uma psicanalista que decide largar a maioria dos seus pacientes quando é tomada pelo desejo de escrever, procurando inspiração em Margot, uma jovem atriz que lhe suplica-lhe que a receba. Em pleno período de filmagens, Margot engravidou do ator principal… que mantém uma relação com a realizadora do filme. Enquanto Margot lhe vai contando o seu dilema passional, Sibyl, fascinada, vai gravando secretamente as sessões. A narrativa da paciente alimenta-lhe a ideia para o livro, mergulhando-a ao mesmo tempo no turbilhão do seu passado. Quando Margot lhe suplica que vá ter com ela a Stromboli para acompanhar o fim das filmagens, tudo se acelera a uma velocidade vertiginosa.

Razões para ver: Este é um exemplo de melodrama moderno no seu melhor e mais excessivo. O filme desconstrói o género cinematográfico com a intromissão constante da memória, fazendo com que a tragédia pareça absurdo e com que o final feliz coalhe em algo mais amargo. As performances dos atores são espetaculares e, acima de tudo, o filme tem tantas gargalhadas como lágrimas para oferecer ao espectador. Justine Triet é uma das cineastas francesas mais prometedoras do momento!

Curiosidade: Virginie Efira e Justine Triet são colaboradoras habituais. Aliás, com “Sibyl” as duas artistas aperfeiçoam um modelo de estudo de personagem que já tinham explorado, com sucesso, em “Na Cama com Victoria”. Mal podemos esperar para ver os próximos resultados desta parceria criativa.

european film challenge sibyl
© NOS Audiovisuais

Festivais: Festival de Cannes, Transatlantyk Film Festival, Festival de Toronto, Festival Internacional de Busan, Festival de Cinema de Nova Iorque, Festival de Cinema de Filadélfia, Festival de Sevilha, Festival de Cinema de Bucareste e Lisbon & Sintra Film Festival.

Prémios: Venceu o Prémio para Melhor Atriz da Sociedade Internacional de Cinéfilos no Festival de Cannes e o Prémio para Melhor Filme do Festival de Cinema de Sevilha.

Distribuidor português: NOS Audiovisuais

Onde podes ver: Em salas de cinema por todo o país.

european film challenge sibyl
© NOS Audiovisuais

Aproveita ainda e vem ler a nossa crítica completa de “Sibyl”. Publicámos o texto aquando da nossa cobertura do LEFFEST.

Para mais informações, visita o site oficial do European Film Challenge. Basta clicares AQUI.

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *