Henrik Dahlbring, Anna Dahlbring, e Magnus Dahlbring em "Across the Andes” (2019)© Magsun Media

Festival Mental | Revelados os vencedores do Open Call

O Festival Mental anunciou os resultados do seu Open Call que aconteceu durante o Verão e que pretendia descobrir novos artistas e os seus mais recentes trabalhos cuja temática se inspirasse no Burnout, nas Demências, e no FoMO (Fear of Missing Out).

Across the Andes” do sueco Henrik Dahlbring e “We Are All Here” da escocesa Hannah Currie foram os grandes vencedores da mais recente edição da “Call”. Esta iniciativa tem o intuito de encontrar o que de melhor se faz no mundo, tornando as obras parte da Mostra de cinema do Festival Mental.

O documentário de Henrik Dahlbring aborda o tema do suicídio e da adição através da história de dois irmãos, Anna e Henrik, que se encontram sete anos após o suicídio do pai para perceberem e partilharem o impacto que o alcoolismo, a personalidade, e a morte dele teve nas suas vidas. Já o documentário de Hannah Currie, que também aborda o tema do suicídio, centra-se na história de Lumo, um rapper de Glasgow que se suicidou aos 21 anos, chocando a comunidade hip-hop escocesa e levando a sua família e os seus amigos a procurarem pistas escondidas nas letras de Lumo, assim como nos seus diários e nos vídeos que deixou para trás.

Lê Também:
Queer Lisboa ’19 | My War Hero Uncle, em análise

Ao todo foram 110 as submissões, provenientes de 38 países, desde documentários, a obras de ficção, e até a animação. O júri foi composto por Eurico de Barros (crítico de cinema), Rui Henriques-Coimbra (crítico de cinema), Catarina Belo (cineasta e documentarista), e Maria João Barros (psicóloga, representantes nomeada pelo Bastonário da Ordem dos Psicólogos), contando ainda com a presença especial de António Roma Torres (psiquiatra, escritos, e crítico de cinema).

Ana Pinto Coelho, diretora e curadora do Festival Mental, comentou que “o número recorde de obras submetidas este ano a concurso confirma a importância que, em apenas três anos, o Festival Mental ganhou internacionalmente“.

CARTAZ | NÃO PERCAS O FESTIVAL MENTAL ’19

Festival Mental
© Festival Mental

A terceira edição do festival está agendada para dia 2 de novembro e conta com a co-produção da DGS – Programa Nacional para a Saúde Mental. A iniciativa conta ainda com o apoio da Magazine.HD enquanto media partner!

Ângela Costa

Mestre em Cinema pela Universidade da Beira-Interior, sou apaixonada pelo cinema japonês e toda a cultura que o envolve. Adoro igualmente fotografia e se tiveres curiosidade passa no meu Instagram ;) Música e videojogos são dois outros grandes interesses.

One thought on “Festival Mental | Revelados os vencedores do Open Call

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *