James Dean | © FOX Movies

FOX Movies celebra 89º aniversário de James Dean

A FOX Movies vai celebrar o aniversário do icónico James Dean. Com uma carreira curta mas memorável, não percas a oportunidade de ver 3 projectos do actor!

No dia em que o actor celebraria o seu 89º aniversário, a FOX Movies vai homenagear o ícone James Dean. A sua carreira foi curta, pela morte prematura, mas James Dean, nascido a 8 de fevereiro de 1931, tornou-se um dos maiores ícones da história do cinema americano, continuando a ser um dos nomes mais sonantes de Hollywood até aos dias de hoje.

Numa sessão muito especial, a FOX Movies irá emitir três longa-metragens que o catapultaram para o estrelato, a partir das 17H25 de sábado, 8 de fevereiro.

Lê Também:
Canais FOX | Destaques de Fevereiro

A LESTE DO PARAÍSO (sábado, 8 de fevereiro, 17H25)

FOX Movies
A Leste do Paraíso | © FOX Movies

Foi o primeiro grande papel de James Dean no mundo da sétima arte, em 1955, e valeu-lhe uma nomeação aos Óscares. “A Leste do Paraíso” é uma adaptação cinematográfica do romance de John Steinbeck e tem por cenário a América rural do início do século XX. No filme interpretou Carl, um jovem rebelde e insatisfeito, que o ajudou a criar a sua imagem e a torná-lo num ícone da sua geração. A história acontece à volta de família de Carl: Adam Trask (Raymond Massey) é um agricultor rico que vive em Salinas Valley com os seus filhos, Carl (James Dean) e Aron (Richard Davalos), dois rapazes de personalidades muito diferentes. Convencido de que o pai gosta mais do irmão, Carl entra numa espiral de frustração, ciúme e insatisfação com tudo e com todos, mas acima de tudo consigo próprio. O comportamento destrutivo de Carl acabará por afetar toda a família.

James Dean não ganhou nenhum prémio pelo filme mas o mesmo conseguiu o prémio de Melhor Filme no Festival de Cannes de 1955 e um Óscar na categoria de Melhor Actriz Secundária (Jo Van Fleet).

FÚRIA DE VIVER (sábado, 8 de fevereiro, 19H25)

É um dos maiores clássicos de Hollywood e o derradeiro título que deu origem ao mito da figura de James Dean – o filme estreou nos Estados Unidos após a morte do jovem actor. O filme, que reúne James Dean com Natalie Wood e Sal Mineo, é um retrato da adolescência: um encontro de três almas gémeas que querem fugir do mundo que os rodeia, a América puritana dos anos 50, para construírem um mundo só deles.

O GIGANTE (sábado, 8 de fevereiro, 21H15)

FOX Movies
Elizabeth Taylor e James Dean em “O Gigante” | © FOX Movies

“O Gigante” foi o último projecto de James Dean (faleceu após o final das filmagens num acidente de automóvel), e foi o segundo filme com o qual conquistou uma nomeação aos Óscares. Em “O Gigante”, Bick Benedict (Rock Hudson) tem um rancho no Texas e visita o estado de Maryland para comprar um cavalo. Na sua visita, Bick acaba por se apaixonar por Leslie (Elizabeth Taylor). Ambos decidem casar-se imediatamente e mudam-se para o rancho de Bick no Texas. A história desenrola-se à volta deste romance e da rivalidade da família com o cowboy Jett Rink (James Dean).

Dean não ganhou nenhum prémio mas a longa-metragem valeu a George Stevens o seu segundo Óscar na categoria de Melhor Realizador.

Já viste filmes com James Dean? O que pensas da curta, mas memorável, carreira do actor?

Marta Kong Nunes

Arquitecta (com um c!) de formação. Coordenadora de profissão. Fanática de cinema e séries por pura paixão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *