A Despedida © Big Beach Films

Independent Spirit Awards 2020 | Os melhores do cinema independente

Foram divulgados os vencedores dos Independent Spirit Awards, os prémios entregues aos melhores do cinema independente. 

A temporada de prémios 2019/2020 chegou ao fim no passado fim de semana com a celebração de “Parasitas” como o Melhor Filme nos Óscares. No entanto, decorreu também a entrega dos Independent Spirit Awards 2020, aos melhores filmes do cinema independente do ano passado.

Antes dos Óscares, os Independent Spirit Awards premiaram “A Despedida”, de Lulu Wang como o Melhor Filme do Ano. Apesar dos seus atores serem norte-americanos, descendentes de asiáticos, e outros deles asiáticos, a obra continua a ser um filme americano sobre uma família americana e sobre os conflitos entre dois mundos distintos: o Ocidente e o Oriente

Foram essas as palavras da cineasta Lulu Wang ao receber ao galardão. Ironicamente, esta foi o único galardão de Melhor Filme da última temporada entregue a uma obra realizada por uma mulher, além de ser estreante tem origens estrangeiras. Academias como os BAFTA ou os Óscares têm muito que aprender com os Independent Spirit Awards que quiseram passar uma imagem de maior inclusão, algo que os restantes prémios não conseguiram fazer. Quem diria que um filme americano falado maioritariamente em mandarim poderia ser celebrado em Hollywood?

Mais do que os Óscares, os Independent Spirit Awards também entregaram um prémio de interpretação a uma atriz asiática, neste caso à chinesa Zhao Shuzhen, de “A Despedida”. Já Willem Dafoe foi eleito o Melhor Ator Secundário por “O Farol” e Adam Sandler o Melhor Ator por “Diamante Bruto”, num dos melhores discursos desta Awards Season e que poderás assistir em baixo.

As únicas semelhanças entre os Óscares 2020 e os Spirit Awards foram as entregas de galardões a Renée Zellweger com o Spirit de Melhor Atriz e o Melhor Filme Internacional, entregue a Parasitas.

Ironicamente, de notar também que até poucos anos os Spirit Awards começavam a definir-se como um grande antecessor dos Óscares, mas nos últimos tempos começaram a ser mais críticos e a entregar prémios a filmes verdadeiramente independentes (não só ao nível do orçamento, como até ao nível da distribuição e das receitas de bilheteiras), como aconteceu este ano com “A Despedida” que não estava nomeado a nenhum Óscar.

De facto, se os Spirit Awards poderão significar algo para Hollywood: é de que tanto a indústria cinematográfica como os seus mecanismos de premiação precisam de ser não só mais inclusivos, como também mais universais. Ou seja, a diversidade encontra-se nas histórias que possam ser contadas noutras partes do mundo e que possam evidenciar o mundo em que vivemos. Financiar narrativas mais globais em que os espectadores se possam identificar deveria ser um verdadeiro compromisso dos produtores para o futuro.

Abaixo conhece os vencedores dos Independent Spirit Awards 2020. A cerimónia foi uma vez mais apresentada pela atriz Audrey Plaza e decorrem em Santa Monica na Califórnia.

Independent Spirit Awards 2020 | Lista de Vencedores

MELHOR FILME

“A Despedida”

MELHOR REALIZADOR

Benny e Josh Safdie, “Diamente Bruto”

MELHOR ATRIZ

Renée Zellweger, “Judy”

MELHOR ATOR

Adam Sandler, “Diamante Bruto”

MELHOR ATRIZ SECUNDÁRIA

Zhao Shuzhen, “A Despedida”

MELHOR ATOR SECUNDÁRIO

Willem Dafoe, “O Farol”

MELHOR FILME DE ESTREIA

“Booksmart”

MELHOR DOCUMENTÁRIO

“American Factory”

MELHOR ARGUMENTO

Noah Baumbach, “Marriage Story”

MELHOR ARGUMENTO DE ESTREIA

Fredrica Bailey e Stefon Bristol, “See You Yesterday”

MELHOR MONTAGEM

Benny Safdie e Ronald Bronstein, “Diamante Bruto”

MELHOR FOTOGRAFIA

Jarin Blaschke, “O Farol”

MELHOR FILME INTERNACIONAL

“Parasitas”

PRÉMIO ROBERT ALTMAN

Noah Baumbach, Douglas Aibel, Francine Maisler, Alan Alda, Laura Dern, Adam Driver, Julie Hagerty, Scarlett Johansson, Ray Liotta, Azhy Robertson, Merritt Wever por “Marriage Story”

PRÉMIO JOHN CASSAVETES

“Give Me Liberty”

PRÉMIO DOS PRODUTORES

Mollye Asher

PRÉMIO SOMEONE TO WATCH

Rashaad Ernesto Green, realizador de “Premature”

PRÉMIO TRUER THAN FICTION

Nadia Shihab, de “Jabboland”

PRÉMIO BONNIE

Kelly Reichardt

0 thoughts on “Independent Spirit Awards 2020 | Os melhores do cinema independente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *