15 Filmes para ver até 2016 terminar – Indies | Julieta

<< Snowden  |  Café Society >>

 

Data de Estreia: 22 de Setembro

O enredo: Julieta (Emma Suárez e Adriana Ugarte) é uma mulher de meia-idade que está prestes deixar Madrid para viver em Lisboa, com o namorado Lorenzo (Darío Grandinetti). Entretanto, um encontro fortuito na rua com uma antiga amiga da sua filha, com quem já fala há mais de uma década, fazem-na desistir da mudança. Regressa ao antigo prédio em que vivia e lá começa a escrever uma carta para a filha, relembrando o passado entre ambas.

julieta

 

Vê Também: 69º Festival de Cannes (Dia 7) | A hora das musas

Porque é que não o podes (mesmo) perder: Desde que Pedro Almodóvar se tornou numa sensação internacional na década de 80, com filmes como Que Fiz Eu Para Merecer Isto?, A Lei do Desejo e Mulheres À Beira de Um Ataque de Nervos, que este autor se tem afirmado como o mais importante e iconoclasta cineasta espanhol da atualidade. Grandes fãs da sua oeuvre afirmam mesmo que, desde Luis Buñuel não existia um tão formidável realizador espanhol.

Quer se concorde com tais hipérboles ou não, é certo que Almodóvar se continua a afirmar como um dos mais iconoclastas e originais cineastas da atualidade. O seu uso de registos melodramáticos, sensibilidade queer e uma estética tão exuberante como colorida, são incomparáveis à obra de qualquer outro dos seus contemporâneos e, para além de tudo isso, o seu trabalho com atrizes é assombroso, resultando em muitas das melhores prestações femininas do cinema hispânico.

Julieta, que estreou em Competição no festival de Cannes, mostra um regresso de Almodóvar à exploração da psique feminina, contando a história de uma mulher que, quando tenta entrar em contacto com a filha, se envereda numa introspetiva viagem pela memória inspirada em vários contos da escritora canadense Alice Munro. No papel titular, em duas fases da vida distintas, Julieta conta com Emma Suárez e Adriana Ugarte, duas estreantes na filmografia do realizador que, se acreditarmos nas críticas da imprensa internacional, parecem estar perfeitamente posicionadas a se incluírem na lista das grandes musas de Almodóvar, onde já se encontram deusas do cinema como, por exemplo, Carmen Maura, Penélope Cruz, Marisa Paredes e Rossy de Palma.

 

 

<< Snowden  |  Café Society >>


 

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

0 thoughts on “15 Filmes para ver até 2016 terminar – Indies | Julieta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *