Jardim de Verão da Gulbenkian apresenta concertos, exposições e filmes

O Jardim de Verão da Gulkenkian, que começou no passado dia 23 e que decorrerá até 20 de julho, vai contar com música, debates, cinema, debates e exposições.

O Jardim de Verão da Gulbenkian regressou este ano, depois do sucesso da edição anterior, que assinalou o  60.º aniversário da Fundação Calouste Gulbenkian.

Ontem o concerto de Roberta Sá, no anfiteatro ao ar livre, com um repertório de temas do último álbum, “Delírio”, marcou o início de um ciclo onde se irá ouvir música lusófona, onde se incluem a cabo-verdiana Mayra Andrade (domingo) e a sua pop tropical, Bonga (30 de junho), com o semba, símbolo da identidade angolana que deu origem à kizomba, e ainda a guineense Eneida Marta (15 de julho), que cruza o gumbé com o jazz.

Lê Também: Já cá cantam | Guia de confirmações para os nossos Festivais de Verão 2017

A 14 de julho, o Jardim Gulbenkian recebe o espetáculo “Birkin: Gainsbourg Sinfónico”, no qual Jane Birkin revisita, em versão sinfónica, os clássicos do ex-companheiro Serge Gainsbourg, que falecera  em 1991. Neste, vai poder ouvir-se  duas dezenas de temas, como “La Javanaise”, “Jane B”, “Babe Alone in Babylone”, “La Chanson de Prévert”, “Requiem pour un con”, “Initiales BB”, “My Lady Heroine” e “Lost Song”.

Até 20 de julho, na área da música, estão programadas sonoridades do Médio Oriente, com o projeto Cairo Jazz Station (29 de junho), que junta jovens do Egito, da Turquia, de Portugal e de Itália, mas também The Secret Trio (07 de julho), que reúne no Jardim Gulbenkian os modos microtonais do Médio Oriente, as batidas de dança dos Balcãs, mais as improvisações e influências do jazz, do rock e da música clássica.

A segunda edição do Jardim de Verão inclui uma mostra de filmes de cineastas portugueses que contaram com o apoio da Fundação Gulbenkian, sobretudo na última década.

Cátia Santos

Observadora, comunicadora, crítica, muito curiosa, apaixonada pela escrita criativa e informativa. Devoradora de livros e de música, com um especial gosto por tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *