Kingdom Hearts HD 2.5 Remix (PS3) | Análise

 

 kingdom hearts hd  

  • Editora: Square Enix
  • Produtora: Square Enix
  • Plataformas: PS3

Classificação  [starreviewmulti id=8 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’]

 

Kingdom Hearts é uma das sagas mais famosas de sempre, algo que poderá parecer duvidoso tendo em conta que a saga principal conta apenas com dois jogos lançados, mas que apresenta uma qualidade inegável. A parceria entre Square Enix e a Disney é de tal forma amada, que podemos dizer, com segurança, que Kingdom Hearts III é um dos jogos mais aguardados de sempre.

Enquanto não chega o novo Kingdom Hearts III, a Square Enix brinda-nos com uma versão HD que nos dá dois jogos: Kingdom Hearts II e Birth By Sleep. Os dois jogos da saga, são fundamentais para qualquer jogador que aprecie o género, mas será esta versão HD essencial? Em primeiro lugar, analisemos os conteúdos. O que temos aqui são dois jogos aclamados pela crítica e mesmo após muitos anos, continuam na memória de quem os jogou. Juntamente temos vários extras que os fãs poderão gostar, mas, inevitavelmente, é nas melhorias que os nossos olhos, e também os vossos, estão a apontar.

Comecemos pela jogabilidade, largamente apontado como o fator mais fraco desta saga. Aqui as melhorias são significativas em certos momentos, mas não em todos. O que temos nesta nova versão é um sistema de combate quase perfeito, onde tudo é intuitivo, simples e rápido. Dá prazer entrar em constantes batalhas, enfrentar inimigos e sair vitorioso. O problema da jogabilidade regressa, apesar de não tão vincado, nos restantes momentos do jogo. Por vezes ainda não é fácil saltar para certos locais, passar entre alguns objetos e a própria câmara não nos facilita alguns momentos. É, portanto, uma jogabilidade de altos e baixos, mas que apesar de continuar a ser o ponto mais fraco do jogo, consegue melhorar.

Kingdom hearts

Em relação ao enredo, os fãs já sabem o que esperar. Para os que nunca jogaram Kingdom Hearts, esta versão apresenta o fantástico Kingdom Hearts II (claro que jogar o primeiro é essencial) e ainda a prequela Birth by Sleep (passada antes de Kingdom Hearts I), que apresenta um enredo que nos irá explicar muito do que aconteceu em KH I e KH II, tornando este pack num deleite para quem goste deste universo. A incrível e improvável mistura entre personagens da Square Enix (Final Fantasy: Squall, Cloud, Sephiroth, Tifa, Auron, Yuna, e muitos outros…) e do universo Disney era algo que há uma década não nos pareceria capaz de resultar completamente. A resposta foi dada em todos os jogos da saga, com bons enredos, momentos inesquecíveis e sorrisos nos lábios quando as nossas personagens favoritas aparecem no ecrã. Desde Squall, Sephiroth, passando por Simba, o Génio e muitos outros personagens Disney, preparem-se para um enredo muito bom, e que apesar de suave e adolescente, consegue ser muito marcante e bem estruturado.

Kingdom-Hearts-HD-2.5-Remix-03

Passando para a banda sonora, aqui a mistura é colossal. A Square Enix, que sempre nos brindou com bandas sonoras de luxo, mistura-se com a Disney, que como todos sabemos, faz bandas sonoras como ninguém, e enquadra-as no enredo com a perfeição que muitos sonham mas poucos alcançam. A banda sonora é, simplesmente, um luxo, e ao aliar-se a um fantástico trabalho de vozes (personagens Disney em grande, como sempre) ficamos perante um trabalho sonoro que muitos jogos apenas podem invejar. Existe aqui um prazer, que renasce da nossa adolescência, ao vermos as grandes personagens Disney a interagirem na história que estamos a jogar, e isto servirá para um jogador de qualquer idade que goste deste universo mágico.

Na parte gráfica, o fator em que são esperadas as melhorias, devemos indicar que estas existem. O jogo está mais polido, mais bonito, com melhores efeitos de luz/sombra e cores mais vivas. Agora em HD, Kingdom Hearts respira uma nova vida bem patente nos fantásticos cenários Disney que iremos explorar durante os jogos. Salientamos ainda as melhorias nos tempos de carregamentos e apesar de durante algumas batalhas termos reparado em ligeiras quebras de frame rate, nunca foi significativo nem frequente. Destaque especial para as personagens, com melhor definição, com movimentos mais suaves e apesar de não estarmos perante um versão que dê um salto tão grande quanto deu Final Fantasy X HD, a verdade é que a Square Enix voltou a fazer um bom trabalho. Lamentamos apenas os menus de jogo quase não terem melhorias, parecendo datados.

Kingdom-Hearts-HD-2.5-Remix-02

Tempo ainda para salientar que o jogo está ligeiramente mais difícil, com os inimigos a serem um pouco mais astutos, aumentando o desafio durante todo o jogo. Todavia, o nosso olhar estará sempre posto no fantástico mundo Disney que aqui está tão bem explorado. Localizações e personagens levam-nos na magia enquanto a ação de Kingdom Hearts nos recorda que este é mais do que um jogo para crianças, e o seu enredo assim o diz, pois os adultos perceberão mensagens que algumas crianças deverão falhar.

Com um boa melhoria gráfica, muitos conteúdos extras, alguns inéditos pelos nossos lados, e um enredo e banda sonora que ficam na memória,  Kingdom Hearts HD 2.5 Remix é um fantástico pack que prova o quanto o que é bom consegue viver para sempre. Kingdom Hearts pode ter muitos anos nas suas costas, mas quando a qualidade está presente, o prazer de regressar é enorme, e nós tivemos esse prazer. A Disney sabe o que faz e a Square tem aqui mais um jogo que os fãs adoraram. Quer já o tenham jogado antes, ou sejam totalmente novos na saga, este jogo deve estar nas vossas prateleiras. Kingdom Hearts, como disse no início, é uma das sagas mais amadas de sempre, e aqui está uma razão óbvia para tal.

 

Pontos fortes:

  • Componente sonora perfeita
  • Sistema de combate melhorado
  • Dois jogos e muitos conteúdos
  • Interessante evolução gráfica
  • Birth by Sleep finalmente chega às consolas caseiras
  • Muitas personagens Disney e de Final Fantasy

Pontos fracos:

  • Jogabilidade continua com alguns problemas

LP

 

Luis Pinto

Software developer - Autor do canal Tek Test - Apaixonado por jogos desde o tempo do Spectrum!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *