Kursk

Kursk, o desastre subaquático russo, com Colin Firth

Depois do desastre do submarino Kursk, em 2000, eis que o infortúnio irá chegar ao grande ecrã.

Em 2000, o K-141 Kursk, submarino nuclear da Classe Oscar-II, pertencente à Marinha Russa, afundou no Mar de Barents.  A 10 de agosto de 2000, Kursk – um submarino duas vezes maior que um avião Jumbo e mais comprido que dois campos de futebol -, o orgulho “inafundável” da frota norte da Marinha Russa, embarcou num exercício naval. Foi o seu primeiro exercício numa década e as manobras implicaram 30 navios e três submarinos. Dois dias depois, duas explosões internas e poderosas o suficiente para surgirem em sismógrafos do Alasca, fizeram afundar o submergível. Suspeita-se que a proa do mesmo tenha explodido, sendo essa a causa mais coerente, no entanto, não há forma de saber.

Posteriormente foram encontradas cartas dos tripulantes, que descreviam os momentos de pânico e medo vividos por todos, contudo, em nenhuma delas foram dados detalhes sobre o incidente. Dessa forma, 23 dos 118 marinheiros a bordo sobreviveram às explosões, tendo morrido mais tarde, antes do resgate.

Lê Também:
Óscares 2019 | Post-mortem da cerimónia

Agora, dezanove anos depois, a história deste submarino será finalmente contada no grande ecrã. Dessa forma, o filme vai acompanhar o desastre do Kursk e também a enorme negligência governamental que se seguiu.

Assim, o elenco contará com grandes nomes de Hollywood. Léa SeydouxColin FirthMatthias Schoenaerts, Max von Sydow e Michael Nyqvist são apenas alguns dos atores que participarão no filme. Já a realização ficou a cargo de Thomas Vinterberg  e o guião foi da responsabilidade de Robert Rodat.

Kursk, a maior tragédia subaquática da história, vai chegar aos cinemas portugueses a 28 de março.

TRAILER | COLIN FIRTH NO DESASTRE SUBMARINO DE KURSK

Já ouviste falar do K-141 Kursk? O que pensas desta história?

Catarina Novais

Eternamente apaixonada pelo mundo do cinema e por tudo o que está ligado à sétima arte. Seriófila nos tempos livres. Amante da Disney desde que nasci e fã de super-heróis desde o primeiro Captain America.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *