Mad Max 4 | As 5 Oscarizadas razões para o seu sucesso, que ainda não conheces

Mad Max: Estrada da Fúria foi um inesperado sucesso nos Óscares deste ano, onde alguns dos responsáveis pelo enorme sucesso do filme, que não são tão famosos como o realizador ou atores, foram merecidamente reconhecidos com estatuetas douradas.

 

Parte 2: A montagem de Margaret Sixel >>

 

Apesar das suas impressionantes 10 nomeações na edição deste ano dos Óscares, poucos eram os especialistas a prever a grande vitória que Mad Max: Estrada da Fúria alcançou no passado domingo. O grande favorito na maior parte dessas 10 categorias era, aliás, The Revenant, um filme que acabou por terminar a noite com apenas três estatuetas, Melhor Realizador, Ator e Fotografia.

A Academia demonstra na sua história uma colossal aversão ao cinema de ação e ficção-científica, sendo que Mad Max na sua impetuosa abordagem e grotesco estilo estava bem longe do que usualmente é apoiado e celebrado pela Academia. No entanto, parece que a qualidade e apoio crítico ao filme de George Miller conseguiram convencer os votantes do seu valor e o filme acabou por arrecadar 6 estatuetas.

Jenny beavan Mad Max óscares
Jenny Beavan

 

Com este número de prémios, Mad Max junta-se ao restrito grupo de filmes a ganharem mais de cinco estatuetas sem arrecadar o Óscar de Melhor Filme. Essas outras obras são Gravidade, Star Wars, Cabaret e Um Lugar ao Sol.

Lê Também: Top 2015, guarda-roupas | 02. Mad Max: Estrada da Fúria

Já anteriormente explorámos a carreira de Jenny Beavan e seu Oscarizado trabalho de criação dos figurinos para o elenco de Mad Max: Estrada da Fúria, mas agora está na altura de celebrar alguns dos outros criativos e técnicos cuja genialidade ajudou este filme, que poderia ser apenas mais um blockbuster igual a tantos outros, a tornar-se numa das mais explosivas e memoráveis obras de cinema de ação das últimas décadas.

Mad Max: Estrada da Fúria

Mad Max: Estrada da Fúria é como uma máquina onde todas as componentes são perfeitamente concretizadas de modo a permitirem um violento e preciso resultado final. Os responsáveis por essas componentes individuais levaram para casa vários Óscares, nomeadamente os de Melhores Figurinos, já acima referido, Melhor Cenografia ou Design de Produção, Sonoplastia, Efeitos Sonoros, Caracterização e Montagem. As únicas categorias técnicas e criativas em que o filme não conseguiu triunfar foram Melhores Efeitos Visuais que foi arrecadado por Ex Machina e Melhor Fotografia em que The Revenant triunfou, dando um terceiro Óscar consecutivo a Emmanuel Lubezki.

American Society of Cinematographers Mad Max

Segue para as próximas páginas, onde poderás explorar os vários aspetos e personalidades da equipa de Mad Max: Estrada da Fúria que foram galardoados com um Óscar.

 

Parte 2: A montagem de Margaret Sixel >>

 

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *