A Monstra no Museu da Marioneta

 

Festival de Cinema de Animação de Lisboa (Monstra) regressa ao Museu da Marioneta, no dia 19 de Fevereiro, com uma exposição dedicada ao filme “Papel de Natal”, de José Miguel Ribeiro e ao trabalho da realizadora eslovena Špela Čadež.

A exposição revela os segredos de “Papel de Natal” e recupera a personagem Dodu, o rapaz de cartão, realizado pelo premiado realizador português José Miguel Ribeiro. Serão assim exibidos três cenários principais de “Papel de Natal”, as suas personagens, 25 fotografias e vários adereços em imagem real.

Os cenários, adereços e marionetas de todos os filmes da eslovena Špela Čadež estarão também em exibição no Museu da Marioneta, em Lisboa. Desde as simples marionetas de arame dos seus primeiros filmes, até ao trabalho pormenorizado e sofisticado de “Boles” (2013), é possível acompanhar o desenvolvimento da realizadora, que trabalha essencialmente em animação de marionetas, em stop-motion.

“Boles”, o mais recente filme de Čadež , foi o Grande Prémio Curta Metragem Monstra 2014 e, para além deste, recebeu mais de 40 outros prémios e esteve em exibição em mais de 100 festivais por todo o mundo.

Esta exposição está patente no Museu da Marioneta, em Lisboa, até ao dia 19 de Abril. A entrada na exposição é gratuita.

 

Daniel Morgado

www.justmyselftoday.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *