Pinóquio | Blu-ray em Análise

 

 

Pinóquio

FICHA TÉCNICA

  • Título Original: Pinnocchio
  • Elenco (V.O.): Mel Blanc, Don Brodie, Walter Catlett, Marion Darlington, Frankie Darro, Cliff Edwards, Dickie Jones, Charles Judels, Jack Mercer, Patricia Page, Thurl Ravenscroft, Christian Rub, Evelyn Venable.
  • Realização: Norman Ferguson, T. Hee, Wilfred Jackson, Jack Kinney, Hamilton Luske, Bill Roberts, Ben Sharpsteen.
  • Argumento: Ted Sears, Otto Englander, Webb Smith, William Cottrell, Joseph Sabo, Erdman Penner, Aurelius Battaglia.
  • Texto de: Carlo Collodi
  • ZON | 1940 | 1.33:1 | DD 5.1 (DVD) DTS-HD Master Audio 7.1 (BD) | Animação | 88 min

SINOPSE

O Clássico Original da Walt Disney que Ensinou o Mundo a Pedir um Desejo às Estrelas.

A lendária obra prima que inspirou milhões a acreditar nos seus sonhos, está de volta com uma majestosa restauração digital. Agora vais poder assistir à animação, rica em detalhes, à inesquecível música vencedora de Óscar (“When You Wish Upon A Star”) e à terna e divertida história, como nunca antes o fizeste.

Junta-te ao adorado fantoche de Geppetto – com o Grilo Jiminy como seu guia – numa emocionante aventura que irá testar a bravura, lealdade e honestidade de Pinóquio, virtudes que ele terá de aprender para se tornar um menino de verdade. O inesquecível Pinóquio vai, com certeza, viver para sempre no coração de todos aqueles que já pediram desejos às estrelas.

Pinóquio e Gepeto

PINÓQUIO em DVD e BLU-RAY desde 30 de Janeiro

Quando um dos maiores clássicos da Disney regressa em Blu-Ray, a tarefa de analisar o disco torna-se, automaticamente, mais complicada, e mais exigente.

Começando pelo exterior, o packaging do BD de “Pinóquio” não deixa a desejar, apresentando imagens restauradas do filme e, como habitualmente, a sinopse e indicação de todas as características técnicas do disco. Peca apenas pela falta de uma slipcase ou semelhante (algo já habitual em filmes da Disney), tratando-se de uma bela aquisição para qualquer coleccionador de bom cinema, mas não bom o suficiente para os coleccionadores mais exigentes. Pinocchio_BD_Packshot

Mas é quando se coloca o disco no leitor de Blu-Ray que a verdadeira magia acontece – somos automaticamente apresentados a um menu interactivo e totalmente animado, que nos permite ou a visualização directa do filme, ou aceder a um grande conjunto de ferramentas que nos permitem personalizar a experiência de visualização.

O filme apresenta-se, tal como aconteceu, por exemplo, no relançamento do filme “Os 101 Dálmatas” no seu formato original, em 4:3, o que, para alguns amantes da alta definição pode causar um choque inicial. Contudo, a pensar nisso, a Disney apresenta-nos um novo modo de visualização que resolve, facilmente, este “problema”:

Disney View – Com este modo, as barras pretas laterais (margens do ecrã) são substituídas por desenhos de Toby Bluth, um dos grandes discípulos de Walt Disney. Desta forma, a verdadeira experiência de alta definição é restaurada. No entanto, importa referir que os desenhos se sobrepõe a tudo, tapando, por vezes, as legendas do filme, principalmente em números musicais.

Para além deste interessantíssimo modo, o Blu-Ray permite também uma experiência mais avançada do filme, disponível apenas para leitores mais avançados:

Cine-Explore – Trata-se de uma nova experiência de visualização, com comentários de Leonard Maltin, Eric Goldberg e J.B. Kaufman.

 

Mas vamos ao que realmente interessa – o filme PINÓQUIO.

Condicionado, obviamente, pelo peso do tempo, este Blu-Ray surpreende com uma qualidade ímpar e clareza na imagem. Em 1:33:1, “Pinóquio” traz-nos um restauro impecável, no que à imagem diz respeito, sem falhas, e com movimentos subtis. O som acompanha esta tendência, num fantástico DTS-HD 7.1, tanto na língua inglesa como na portuguesa. A versão original, apesar de não ser totalmente límpida, apresenta sinais de uma fantástica conversão digital. Já a versão portuguesa, também por ser mais recente, apresenta uma total transparência de voz. Ver “Pinóquio” agora, em 7.1, ou até mesmo em 5.1, torna todo o filme numa nova experiência cinematográfica.

Pinóquio e Fada

A magia continua quando chegamos aos extras, especialmente desenhados, aqui, para os mais novos:

Música e Mais – Este menu dá-nos a possibilidade de rever todos os momentos musicais de “Pinóquio”, uma importantíssima fatia deste grande clássico.
Jogos e Actividades – Aqui, o utilizador tem duas grandes hipóteses – por um lado, pode descobrir curiosidades acerca de “Pinóquio” e outros assuntos relacionados enquanto assiste ao filme, com o “Factos de ‘Pinóquio'” ou pode, por outro lado, jogar com o Pinóquio, num verdadeiro teste aos conhecimentos sobre o filme.
Comentários Audio – O BD de “Pinóquio” permite também activar comentários áudio de Leonard Maltin, Eric Goldberg e J.B. Kaufman.

Grilo Falante

Se ainda está indeciso na compra deste BD, não precisa de uma consciência como o Grilo Falante para tomar a sua decisão. Este é, sem dúvida, um BD must-have em qualquer colecção de cinema. Este clássico Disney renasce completamente neste disco, trazendo ainda mais magia do que antes.

Apesar de a quantidade Extras não ser o seu ponto forte, a qualidade dos existentes conseguem proporcionar momentos divertidos a explorar a produção de “Pinóquio”.

Não poderíamos fazer outra coisa senão RECOMENDAR vivamente este grande lançamento.

Habilite-se a ganhar um DVD ou BD de “Pinóquio” que temos para oferecer aqui.

 

O restauro deste clássico é, sem dúvida, um desejo pedido às estrelas tornado realidade!