© Sony Interactive Entertainment

PlayStation 5 | DualSense traz jogabilidade imersiva

Um dos destaques da PlayStation 5 é o novo comando. O primeiro anúncio da nova consola foca-se nas formas novas de desfrutar os videojogos com o DualSense.

A Sony Interactive Entertainment irá abordar o marketing da nova geração de forma diferente. O primeiro anúncio da PlayStation 5 foi revelado e destaca a imersão conseguida graças ao novo comando.

No vídeo, vê-se algumas das funções da consola ganhar vida através dos olhos de uma jovem mulher e os seus movimentos. Enquanto caminha no gelo, sente-o a partir-se nos pés. Quando a personagem prevê perigo, um kraken surge da superfície, demonstrando a sensação do feedback háptico que os jogadores poderão sentir com o DualSense. O som também surge de todas as direcções enquanto a protagonista reage a tudo o que ouve, demonstrando o Tempest 3D AudioTech da consola.

Lê Também:
PlayStation 5 | O resumo do evento de apresentação

São vários os títulos que tirarão partido das novas funcionalidades da PlayStation 5. Criadores de vários projectos 1st e 3rd party, como “Marvel’s Spider-Man: Miles Morales“, “Deathloop”, “Godfall” e “Horizon Forbidden West“, partilharam alguns pormenores.

No próximo jogo do herói aranhiço, o comando permitirá que os jogadores percebam a direcção dos ataques e as diferenças entre poderes. Por exemplo, ao usar o Venom Punch, poderão sentir a bio-electricidade passar do lado esquerdo do DualSense e culminar no lado direito com o impacto.

Os gatilhos adaptáveis são um ponto muito mencionado por vários estúdios. Em “Deathloop”, quando a arma emperra o comando responde da mesma forma, mesmo antes da animação passar, alertando os jogadores de forma mais real. No caso de “Ghostwire: Tokyo”, esta opção é utilizada para dar a sensação de recoil para além de uma simples vibração, começando de forma mais forte e diminuindo para algo mais leve.

Ratchet & Clank: Rift Apart
Ratchet & Clank: Rift Apart © Sony Interactive Entertainment

Mathis de Jonge, Director de jogo da Guerrila Games (“Horizon Forbidden West”) afirma que os gatilhos adaptáveis tornaram as armas mais únicas. Keith Lee, CEO da Counterplay Games (“Godfall”) mostra o seu entusiasmo como jogador, por poder “finalmente SENTIR” a arma que está a utilizar, e perceber onde está o inimigo, mesmo que este esteja fora do seu campo de visão.

Já Gavin Moore, director criativo do SIE Japan Studio (“Demon’s Souls“) garante que os jogadores irão sentir cada ataque e feitiço através da resposta extra sensorial do DualSense:

“Podemos também transformar o simples acto de puxar uma alavanca para abrir um portão numa experiência sensorial. Isto é algo que um estrondo nunca podia fazer. Nunca poderia replicar a sensação de metal a atingir metal ou fogo a crepitar na tua mão assim que convocas magia. (…) O visual, auricular e táctil a trabalharem juntos levam esta nova geração de gaming ao futuro.”

Em “Ratchet & Clank: Rift Apart”, será possível sentir uma resistência no gatilho ao utilizar a caçadeira Enforcer, entre a decisão de disparar um ou dois barris. Em “Astro’s Playroom”, poderão sentir os passos no plástico, metal, areia ou água. Os pedais poderão ser sentidos de forma mais aprofundada em “Gran Turismo 7”.

São estas apenas algumas das novidades que poderemos esperar da nova geração da parte da Sony.

TRAILER | COM A PLAYSTATION 5, JOGA-SE SEM LIMITES

O que pensas destes detalhes? Estás entusiasmado/a com o novo DualSense?

Catarina Ferreira

Sempre tive desejo inato de expressar a minha criatividade, tendo envergado pelas artes nos estudos e nos tempos livres, como pintura, desenho, fotografia ou arte digital. Os videojogos também me acompanharam desde cedo. Halo foi o que me trouxe à Xbox, onde acabei por criar os Xbox PT Dummies. Não sou fã de guerras de consolas e acredito que todos têm o dever de ser felizes onde entenderem. Podem ver as minhas opiniões (não) populares no Twitter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *