Rui Figueiredo Coreia do Sul

Cineasta português premiado na Coreia do Sul

Rui Figueiredo, um realizador português, sediado na Coreia do Sul, ganhou um dos prémios principais do 10º Seoul International Extreme-Short Image & Film Festival.

Rui Figueiredo é um cineasta português de 28 anos que estudou na prestigiada Escola Superior de Teatro e Cinema e, aos 20 anos, foi trabalhar na sua área para Praga. Nos últimos quatro anos, estudou na Universidade Estatal de Seoul e agora vive na Coreia do Sul e foi lá que estreou a sua segunda curta-metragem, depois de “The Day We Met” em 2016.

O filme deste ano, chamado “Setting Ties”, trata-se de uma produção coreana e parece ter cativado a audiência que o viu em Seoul, pois foi premiado com o voto do público num festival de cinema local. Certamente a sua premissa narrativa cativa, sendo uma meditação sobre o verdadeiro significado da amizade centrada no dilema de uma jovem estudante que começa a evitar a melhor amiga quando sabe que ela se vai mudar.

Rui Figueiredo Coreia do SUl
SETTING TIES (2018) de Rui Figueiredo

O festival em questão é o Seoul International Extreme-Short Image & Film Festival, que celebra este ano a sua 10ª edição, e a cerimónia de entrega dos prémios decorreu no passado dia 16 de setembro. Para além da óbvia honra que representa a vitória, Figueiredo ganhou também um prémio monetário de 1 000 000 wons, um pouco mais de 750 euros, como recompensa pela clara popularidade do seu trabalho.

Infelizmente, muitos são os cineastas portugueses que veem no estrangeiro o caminho a tomar para desenvolverem as suas carreiras, um testamento à falta de oportunidade em Portugal. Mesmo assim, é sempre bom celebrar o sucesso dessas vozes criativas que deixam o país, aplaudir seu triunfo e desejar poder ver seus trabalhos. Quem sabe se um dia as curtas de Rui Figueiredo hão de passar num festival português. Sabemos uma coisa, se isso acontecer seremos muito sortudos por poder ver o trabalho deste cineasta em ascensão.

Lê Também:
A Volta ao Mundo em 80 Filmes

Se desejares saber mais informações sobre o 10º Seoul International Extreme-Short Image & Film Festival, segue este link. Aqui fica ainda outra ligação para a lista completa dos vencedores deste particular evento.

Rui Figueiredo Coreia do Sul
Foto da cerimónia de encerrament0o do festival.

Fica atento ao nosso calendário dos festivais de cinema, para estares sempre informado sobre os mais importantes eventos a nível nacional e internacional relacionados com cinema.

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *