“Templários” | História HD estreia nova série de produção própria

No próximo dia 12 de maio, pelas 22h00, o HISTÓRIA estreia em exclusivo TEMPLÁRIOS, uma nova série de produção própria que revela a influência do Templo na Península Ibérica e os sucessos que propiciaram à proliferação desta Ordem religiosa militar.

  • A produção revela, pela primeira vez em televisão, a partir de uma perspetiva realista e documental, os sucessos que propiciaram a proliferação desta Ordem religiosa militar, recreando as suas
  • batalhas mais emblemáticas e explicando como se forjou a sua lenda
  • Os especialistas e investigadores portugueses Manuel J. Gandra, Álvaro Barbosa, Paulo Alexandre Loução, António Moniz Palme e Adriano Vasco Rodrigues e os escritores espanhóis Jesús Sánchez
  • Adalid e Matilde Asensi, e os historiadores José Luis Corral e Carlos de Ayala Martínez, entre outros, colaboram com esta série, filmada em mosteiros, castelos e conventos da Península Ibérica
  • A série, que consta de seis capítulos, reúne passagens históricas que tornaram célebres conhecidos templários como Hugo de Payns, fundador da Ordem e D. Gualdim Pais, o mais importante Mestre da Ordem do Templo em Portugal

 

Produzida pelo História HD em parceria com Zebra Producciones e Volcán Producciones e dirigida por Israel del Santo, “Templários” relata o processo que tradicionalmente se seguia para conseguir usar o caraterístico manto branco com uma cruz vermelha que os tornou célebres. Mostra como alguém dessa época, desde pequeno, podia tornar-se no mais ilustre dos homens, fanático religioso e numa máquina de matar.

Graças ao aconselhamento de reconhecidos especialistas e investigadores portugueses como Manuel J. Gandra, Álvaro Barbosa, Paulo Alexandre Loução, António Moniz Palme e Adriano Vasco Rodrigues e historiadores, especialistas e romancistas históricos espanhóis como Jesús Sánchez Adalid, Matilde Asensi, Almudena de Arteaga, Carlos de Ayala Martínez ou José Luis Corral, entre outros, o HISTÓRIA aborda, pela primeira vez em televisão a partir de uma perspetiva realista e documental, os feitos mais emblemáticos dos TEMPLÁRIOS, ao mesmo tempo que descobre como forjaram a lenda os seus membros mais célebres.

Templarios no Canal História HD Foto (2)

 

Na série de seis capítulos aparecem célebres templários como Bernardo de Claraval, o eclesiástico mais relevante do século XII cuja influência superava a do Papa de Roma; Afonso Henriques, que se tornaria em Afonso I de Portugal, o primeiro rei do recém-criado Reino; a sua mãe Dona Teresa de Portugal, que chegou a bater-se em combate contra o próprio filho pela coroa portuguesa; Gualdim Pais, o mais importante Mestre da Ordem do Templo em Portugal e considerado o mais célebre templário que houve na Península Ibérica; Hugo de Payns, fundador da Ordem, entre muitos outros.

Não perca esta grande estreia no Canal História HD a 12 de maio, segunda-feira, pelas 22:00.

Templarios no Canal História HD Foto (3)

Para recriar as grandes batalhas e perseguições que tornaram famosa a Ordem do Templo, a série foi filmada em numerosos locais de Portugal e Espanha como o Convento de Cristo em Tomar, o Mosteiro de Alcobaça, o Castelo de Guimarães, o Castelo de Javier (Navarra), o Mosteiro de Santa María de Huerta (Soria), vários locais de Manzanares el Real (Madrid), San Pedro de la Nave (Zamora), entre outras localizações. No total, foram percorridos mais de 22.000 km por toda a Península Ibérica e que deram lugar a mais de 150 horas de material. “Templários” contou com a colaboração de reconhecidos historiadores, especialistas e autores históricos portugueses e espanhóis.

Templarios no Canal História HD Foto (4)

No final do século XI, o fanatismo religioso e as profecias que falam no fim dos tempos provocaram na Europa uma eclosão de violência sem precedentes. Milhares de crentes procuraram a salvação alistando-se nas Cruzadas contra o inimigo muçulmano. Recuperar os Lugares Santos de Jerusalém tornou-se numa obsessão. Entretanto, na Península Ibérica, também considerada como território de Cruzada, Artal, apenas com 11 anos, entra para um mosteiro. É onde aprende a ler, a escrever, a pensar como um verdadeiro homem de Deus e a manejar a espada, disciplinas que farão dele um candidato ideal para alistar-se na Ordem dos Templários.

Templarios no Canal História HD Foto (5)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *