TOP MHD | Os 10 Melhores Filmes de 2018
2018 foi um grande ano para o cinema mundial e as salas portuguesas refletirem isso mesmo. Chegado o fim do ano, a equipa da MHD selecionou quais foram os 10 melhores filmes do ano, desde os devaneios musicais de bailarinas, divas pop e cantores britânicos até aos romances mais memoráveis do grande ecrã este ano.
No panorama do cinema em Portugal, 2018 começou com os gritos de Winston Churchill, com conflitos raciais entre as lamas do Mississípi e a violação de um inocente pêssego. Ao longo de 12 meses, as salas nacionais foram invadidas por romances tóxicos e visões deslumbrantes de mundos impossíveis, por pesadelos sobrenaturais e horrores ambientais, por uma família a viver nas margens da sociedade japonesa e uma ama mágica que desce do céu como um anjo salvador de guarda-chuva em punho.
Foi um grande ano cinematográfico e agora, como já é tradição na Magazine HD, chegou altura de a equipa de cinema apresentar a sua seleção coletiva dos 10 melhores filmes estreados. Como critério, voltamos a apenas contar com estreias comerciais no cinema, pelo que estreias em plataformas de streaming, em DVD ou no contexto exclusivo de festivais de cinema não contam. Também reposições de versões restauradas de títulos antigos como “Cyrano de Bergerac” e “Segredos e Mentiras” foram excluídos desta votação. Mesmo assim, convém esclarecer que se mantêm em consideração centenas de obras.

De facto, reduzir o número de filmes a 10 não foi tarefa fácil face à grandiosidade cinematográfica dos últimos 12 meses. Houve inúmeros filmes com grandes fãs e defensores que se perderam por entre rondas de votação e, mesmo chegados aos resultados finais, existem vários projetos que quase se incluíram na lista. Por isso mesmo, pensamos fazer sentido referir algumas menções honrosas. Nomeadamente, os cinco filmes que, por pouco, não apareciam neste top 10.
Um deles é a obra-prima de violência lírica e formalismo extremado de Lynne Ramsay “Nunca Estiveste Aqui”, pelo qual Joaquin Phoenix ganhou o prémio de Melhor Ator em Cannes. Seguindo o tema da violência e do medo, mas com uma abordagem bem mais comercial, temos “Um Lugar Silencioso” de John Krasinski. De volta a uma abordagem mais indie, temos “The Florida Project”, um filme de Sean Baker que quase valeu a Willem Dafoe um Óscar. Por fim, temos dois retratos de mulheres impetuosas interpretadas por grandes atrizes, “The Post” de Steven Spielberg e “Lady Bird” de Greta Gerwig. Ambos os filmes foram nomeados para os Óscares de Melhor Filme e Melhor Atriz.
Sem mais demoras, prossigamos para o top 10 em concreto. Para navegares o artigo, basta seguires as setas. O último slide contém o top 10 individual de cada um dos contribuidores da Magazine HD que votaram para este artigo para que se possa ver bem a heterogeneidade de opiniões em evidência.
Concordas com esta lista? Quais foram os teus filmes favoritos de 2018? Deixa a tua resposta nos comentários e não percas os nossos restantes artigos a celebrar o que de melhor se fez em 2018 no campo do cinema, da TV, música e jogos.
Gostei de Roma
Adorei “Suspiria”, pena que a Academia e a Awards Season em geral não lhe tenha reconhecido valor…