Primeiro Trailer para “Fátima”, de João Canijo

Foi divulgado o primeiro trailer de “Fátima”, o novo filme de João Canijo, que conta uma caminhada de fé até Fátima.

No âmbito da comemoração do centenário das aparições da Virgem Maria aos três pastorinhos em Fátima, que contará com a visita do representante maior da Igreja Católica, o Papa Francisco (de 12 a 13 de maio), muitas tem sido as ‘promoções’ e ‘marketing’ no âmbito do turismo de Portugal, e não só, que apostam forte naquele que certamente será um dos acontecimentos marcantes do ano de 2017 no nosso país. Ao mesmo tempo, o cinema português também decidiu apostar neste percurso de “fé cristã” e estrear um filme único, de João Canijo com o título “Fátima”.

No filme, somos conduzidos ao percurso de quatrocentos quilómetros de peregrinação a pé que onze atrizes fizeram até Fátima. Rita Blanco, Ana Bustorff, Márcia Breia, Anabela Moreira, Cleia Almeida, Sara Norte, Alexandra Rosa, Teresa Madruga, Íris Macedo, Teresa Tavares e Vera Barreto são as onze atrizes de um elenco que também conta com atores não-profissionais, habitantes das regiões por onde passaram as filmagens. A sinopse pode ser conhecida abaixo.

Maio de 2016. Um grupo de onze mulheres parte de Vinhais, Trás-os-Montes, em peregrinação a Fátima. Ao longo de nove dias e quatrocentos quilómetros, atravessam meio país em esforço e sacrifício para cumprir as suas promessas. O cansaço e o sofrimento extremos levam-nas a momentos de ruptura. Revelam-se então as suas identidades e motivações mais profundas. Chegadas a Fátima, cada uma terá que reencontrar o seu próprio caminho para a redenção.

Fátima

Vê ainda: Mel Gibson prepara a sequela de A Paixão de Cristo

João Canijo, realizador de filmes como Portugal – Um Dia de Cada Vez (2015), É o Amor (2013) e Sangue do Meu Sangue (2011), preocupou-se em preparar da maneira mais realista possível todas as personagens com que nos confrontaremos no filme, com as atrizes a contactar diretamente com a experiência da peregrinação.

O título do filme Fátima foi escolhido por João Canijo que havia pensado em alternativas como Amén ou Caminhos da Alma. O filme é uma história de fé, devoção e sofrimento físico das suas personagens, feita com o mesmo esforço e dedicação pela equipa técnica. A produção é da responsabilidade da Midas Filmes.

Este ano, outros projetos sobre as aparições de Fátima estão também planeados. Relembre que o treinador José Mourinho vai emprestar a voz a um Papa no filme de animação Fátima e o Tesouro Secreto. Dalila do Carmo será a mãe de Jacinta e Francisco numa série da TVI e ainda, o conhecido diretor de fotografia da primeira temporada de A Guerra dos Tronos, o italiano Marco Pontecorvo, irá dirigir um remake de O Milagre de Nossa Senhora de Fátima (1952), produzido pela Warner Brothers.

A estreia de “Fátima”, o filme de João Canijo em Portugal acontece a 27 de abril, no entanto a antestreia será no Centro Cultural de Vinhais (concelho de Trás-os-Montes), no dia 23 de abril, porque, como salientou João Canijo em entrevista, foram as pessoas daquele lugar que conseguiram manter a produção deste filme.

TRAILER DE “FÁTIMA”

Consulta também: Guia das Estreias de Cinema | Abril 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *