Ultra Street Fighter IV (PS3) | Análise

 

 boxshot_uk_large  

  • Editora: Capcom
  • Produtora: Capcom
  • Plataformas:  PS3, PC, Xbox 360

Classificação  [starreviewmulti id=8 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’]

 

Street Fighter regressa, agora na sua versão Ultra Street Fighter IV e ficam desde já avisados que vale a pena! Mas, antes disso, precisamos de perceber o porquê de estarmos perante uma série que continua a dar resultados. Street Fighter usou sempre a mesma base durante toda esta geração, tendo começado há 6 anos a lançar jogos que trazem o que já estava feito, e adicionavam algo mais. E sempre o conseguiram fazer com sucesso, demonstram que esta estratégia pode dar frutos, desde que bem implementada. E como o conseguiram?… ouvindo os fãs e oferecendo sempre adições que valem a pena adquirir.

 

Ultra-Street-Fighter-IV

Não precisamos de muito tempo para percebermos que estamos perante um dos melhores jogos que esta série já teve. Com mais de 40 personagens, entre as quais 4 novas adições que estão muito bem criadas, o leque de possibilidades é muito grande e irá consumir muitas horas de jogo até sentirmos que as conhecemos totalmente.

 

usf iv

 

Começando pelo mais importante, USF IV apresenta uma jogabilidade quase perfeita para o seu estilo. Rápida, intuitiva e desafiante, UST será um desafio para os que comecem agora esta saga e será um prazer ainda maior para quem já conhece de olhos fechados o que os nossos personagens podem fazer. Existe desde o primeiro momento a sensação que tudo é intuitivo e responde como queremos e são poucos os momentos em que sentimos alguma frustração por o nosso lutador não executar o que queremos. Esta é a grande base na qualidade do jogo, o facto de ser sempre divertido de jogar porque existe um balanço muito bem conseguido entre a intuitiva jogabilidade, que nos permite muito, e a dificuldade que os nossos adversários irão impor a cada luta, e tudo isto culmina em combates cheios de adrenalina e satisfação constante para o jogador. A isto junta-se a parte estratégica, na qual o facto de agora termos a possibilidade de usarmos os dois poderes ultras da nossa personagens (o impacto que o poder tem no adversário é menor do que o habitual), leva-nos a não usar apenas o instinto mesmo nos combates mais simples, e é sempre interessante sentir que o jogo nos obriga a pensar.

 

Ultra-Street-Fighter-4_1

 

Em termos gráficos USF mantém o estilo de  Super Street Fighter IV, mas consegue melhorar com pormenores que não escapam desde a primeira luta. As animações dos personagens estão melhores, mais fluídas e naturais, e os cenários têm mais detalhes que ajudam a criar um ambiente interessante. Claro que nem todos os cenários estão ao mesmo nível, e alguns não se destacam, mas, em contrapartida, temos alguns cenários muito bem criados, com coerência e vida, capaz de nos levar a admirar o que nos rodeia durante uma luta. O mesmo acontece com todo o trabalho sonoro que cumpre facilmente o necessário para criar ambiente e ajudar à adrenalina durante os combates. É verdade que estamos perante um motor de jogo datado, mas devido ao seu estilo muito próprio, o grafismo de USF IV oferece uma boa experiência.

 

Dando ainda uma vista de olhos rápida pelo enredo, a verdade é que não cativa no modo arcade, mas também temos noção que a história é a parte menos importante neste género, pois o importante é a diversão que personagens e jogabilidade nos podem oferecer. E é por isso que USF IV é tão bom. Usando a mesma fórmula e misturando várias adições, as alterações estão nos mais “pequenos detalhes”, quer seja em pequenas alterações de movimentos, truques mais rápidos ou outras formas de olharmos os combates. A tudo isto juntam-se fatos das persoangens que foram disponibilizados nos DLCs, possibilidade de usarmos as persoangens na versão Ultra ou na anterior, e aindadevemos aplaudir o facto de a Capcom ter dado a cada persoangem nova uma história com início e fim.

 

usf iv_2

 

No geral, este é um jogo que sem apresentar algo de revolucionário, consegue estar muito perto da perfeição dentro do género e praticamente não tem falhas dentro do que se propõe fazer. As batalhas não apresentam incoerência nem momentos que nos possam frustrar, muito graças à sua solidez na jogabilidade. É divertido, tem muitas opções, é rápido e visualmente agradável, e, principalmente, é difícil desligar a consola, e é isso que se pede nestes jogos. Se o devem comprar já é uma questão que cada jogador deve ponderar, pois se já tiverem as anteriores versões e não jogarem intensamente este jogo, podem não aproveitar tudo o uqe tem para oferecer que não exista nos anteriores… para todos aqueles que são grandes fãs e passam horas com a saga dentro da consola, então este é o jogo a ter.

 

Pontos fortes:

  • Muitas e boas personagens
  • Grafismo sempre apelativo
  • Jogabilidade quase perfeita
  • Possibilidade de usar dois ataques Ultra torna combate mais estratégico e intenso

Pontos fracos:

  • Enredo não desperta grande interesse

LP

Luis Pinto

Software developer - Autor do canal Tek Test - Apaixonado por jogos desde o tempo do Spectrum!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *