© Xbox

Xbox apresenta nova interface de utilizador para 2020

A chegada da Xbox Series X no final do ano trará também uma nova interface de utilizador para todos os dispositivos onde o ecossistema Xbox está presente.

Embora tenha sido já confirmado que a nova consola não terá um novo UI feito de raiz, a Microsoft revelou hoje o aspecto da interface de utilizador quando for renovada no final do ano. Esta englobará não só a nova loja Microsoft que chega no Outono, mas também uma nova dashboard nas consolas Xbox One e Xbox Series X, e apps.

As aplicações nos PCs, portáteis e dispositivos móveis também farão parte deste novo modelo que permitirá que os jogadores tenham uma forma mais rápida e eficiente de aceder ao conteúdo, serviços, definições e amigos.

Lê Também:
Xbox Series X | Tudo o que precisas de saber

A experiência Xbox deveria ser convidativa e familiar, sendo através do sofá na consola, a jogar com amigos no PC ou desfrutar o cloud gaming nos dispositivos Android. O novo aspecto da UI será mais fácil de utilizar, mais acessível e visualmente mais apelativo.

Xbox Ecossistema UI 2020
© Xbox

No final do ano, todas as aplicações em dispositivos móveis, Xbox Game Pass no PC, assim como consolas da presente e nova geração terão o mesmo design, com um texto mais legível, elementos no ecrã mais fáceis de compreender instintivamente e com a possibilidade de completar tarefas mais rapidamente.

A nova UI continuará a parecer familiar, apenas apresentará melhor organização e um novo look, desde as novas formas aos tipos de letra e ilustrações, muito semelhante ao estilo da nova loja Microsoft.

Com a nova geração a apenas 3 meses de distância, a velocidade e eficácia trazidas por funções como Quick Resume na XSX são também pontos chave nesta renovação. O objectivo é conseguir que a nova interface de utilizador acompanhe a tecnologia actual. A página inicial das consolas, por exemplo, abre 50% mais rapidamente. E estas melhorias retiram 40% menos de memória em relação ao que antes seria necessário.

Xbox Ecossistema Cores UI 2020
© Xbox

Os utilizadores poderão interagir com a sua consola de várias formas, podendo jogar na consola ou PC e interagir através do telemóvel simultaneamente.

Uma nova aplicação Xbox está a ser criada de forma a integrar melhor os dispositivos móveis nas experiências sociais dos jogadores, permitindo partilhar e conectar as redes existentes de forma mais simples. Isto pode ser exemplificado na criação de um clip de vídeo na consola, que será enviado automaticamente para a aplicação para partilha nas redes sociais, se for essa a escolha dos utilizadores.

Há muito mais a explorar quando as novidades chegarem com o lançamento da Xbox Series X em Novembro 2020, e a equipa responsável continuará a contar com o feedback dos jogadores desde o Xbox Insider Program aos fóruns.

TRAILER | VÊ A NOVA INTERFACE DA XBOX EM ACÇÃO NAS VÁRIAS PLATAFORMAS

O que achas da nova interface?

Catarina Ferreira

Sempre tive desejo inato de expressar a minha criatividade, tendo envergado pelas artes nos estudos e nos tempos livres, como pintura, desenho, fotografia ou arte digital. Os videojogos também me acompanharam desde cedo. Halo foi o que me trouxe à Xbox, onde acabei por criar os Xbox PT Dummies. Não sou fã de guerras de consolas e acredito que todos têm o dever de ser felizes onde entenderem. Podem ver as minhas opiniões (não) populares no Twitter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *